Sem categoria
Foto: Prefeitura Municipal de Rio do Sul

O edital do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura teve as inscrições prorrogadas até às 9h de segunda-feira, dia 26 de outubro. As propostas de projeto devem ser inscritas de forma online na plataforma Prosas, com acesso pelo www.smcriodosul.com.br. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que comprovem finalidade artística ou cultural e que são ou atuam na cidade há pelo menos dois anos.

O prêmio vai viabilizar com patrocínio cerca de 30 projetos na edição 2020. São propostas da sociedade que valorizam a cultura, a arte, a história e a identidade local, além de promoverem a formação de público. As ações também fomentam a economia criativa com a geração de bens, produtos, serviços e renda.

Os projetos contemplados recebem valores entre R$ 5 mil e R$ 30 mil. Com o patrocínio, artistas, produtores, professores, estudantes, grupos, coletivos, empresas e associações colocam em prática suas ideias. Dessa forma, oferecem várias atividades e produtos culturais ao público, a maioria de forma gratuita: shows, espetáculos, mostras, oficinas, minicursos, documentários, livros, CDs, EPs, videoclipes, etc.

Os projetos são desenvolvidos em nove áreas, que abrangem a diversidade da cultura local: Artes Visuais, Design e Moda; Audiovisual e Comunicação em Cultura; Artes Cênicas; Música; Livro, Leitura e Literatura; Patrimônio Material e Memória; Patrimônio Imaterial e Identidade; Formação em Cultura, Intercâmbio e Residências; Novos Talentos.

Uma curadoria autônoma de profissionais especialistas de outras cidades e sem vínculo cultural com Rio do Sul será responsável por avaliar os projetos.

O prêmio está previsto em lei e faz parte do Sistema Municipal de Cultura de Rio do Sul (SMC). O decreto anual que define o valor do prêmio segue a Lei Orgânica do Município e está regulamentado pela Lei Complementar 270/2013 e Lei Complementar 281/2014. Mais informações no site ou na Fundação Cultural: (47) 3521 7702.