Alto Vale
Foto: Arquivo/DAV

 

Jorge Matias

 

O município de Presidente Getúlio vem se destacando na atividade do turismo. Prova disso, é a indicação em três categorias para a fase final do título Beto Carrero de Excelência no Turismo. O diretor de Turismo, Amadeu Golçalves, está concorrendo na categoria Personalidade Destaque, enquanto a Festa do Leite disputa na categoria Eventos Destaques e, por fim, o próprio município de Presidente Getúlio postula na categoria Cidade Destaque.

 

De acordo com o diretor de Turismo de Presidente Getúlio, Amadeu Gonçalves, o turismo de Presidente Getúlio vem crescendo. “Turistas do país todo vêm participar do cicloturismo, visitar as nossas cachoeiras, hospedagens e provar os produtos coloniais”, comenta.

 

Ainda segundo Gonçalves, na cidade o turismo move a economia e traz bem estar tanto pra quem fornece como para quem faz uso desses serviços. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas se sintam bem. É como na casa da gente, quando recebemos uma visita”, afirma.Além de Presidente Getúlio, o Sítio Aquático Becker, de Agrolândia, também integra a premiação representando a região Caminhos do Alto Vale na categoria Empreendimento.

 

Os finalistas foram escolhidos pelo Conselho Estadual de Turismo (CET), por votação secreta em uma plataforma online, a partir das indicações feitas pelas Instâncias de Governança Regional (IGRs) do turismo catarinense. Quatro categorias recebem a honraria, uma personalidade, um município, um empreendimento e um evento de destaque no turismo catarinense.
A premiação é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e apoio do Beto Carrero World.

 

O prêmio

 

A finalidade do título Beto Carrero de Excelência é homenagear pessoas e instituições que tenham contribuído de forma relevante para a divulgação e o desenvolvimento da atividade turística catarinense.

 

Criada em 2008, a premiação teve alterações no ano passado com a inclusão de uma nova categoria, ampliando para quatro o número de homenageados. Além disso, o processo de votação foi modificado, buscando democratizar e descentralizar a escolha dos concorrentes e possibilitando a participação das 13 IGRs do turismo de Santa Catarina. Neste ano, a recém-criada região Caminhos do Contestado optou por abster-se das indicações.

 

A partir da votação popular, o candidato que receber mais votos em cada categoria será agraciado com o troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo. Serão conferidas menções honrosas ao segundo e terceiro finalista mais votado. Todos serão conhecidos em uma cerimônia que será realizada no dia 20 de dezembro, no Beto Carrero World, em Penha.