Alto Vale
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Presidente Getúlio agora é destaque também no índice Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) de Gestão Fiscal- IFGF 2021 (ano-base 2020). O município teve nota máxima em todos os quesitos, ficando em 1º lugar em Santa Catarina e no Brasil.
De acordo com a Firjan, nos últimos dois anos, o município fez parte do grupo de Excelência. Porém, esta é a primeira vez que atinge nota máxima nos quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.

O chefe do poder executivo, o prefeito Nelson Virtuoso, diz que este é o resultado do trabalho de toda a equipe. “Executamos uma administração focada e facilitada pela tecnologia, que veio para nos ajudar, para dar transparência, mostrando todas as ações do nosso governo, pois é assim que deve ser na gestão pública”, afirma.

Foram analisados 5.239 municípios que, na média, atingiram 0,5456 ponto. A escala de pontuação vai de 0 a 1. Do total, apenas 11,7% foram classificados com uma gestão de “excelência” (acima de 0,8 ponto). Outros 30,6% registraram “boa gestão” (entre 0,6 e 0,8) e 3.024 cidades enquadraram-se em situação fiscal de “dificuldade” (entre 0,4 e 0,6) ou “crítica” (inferiores a 0,4).

Conforme a Firjan, o levantamento avaliou apenas as cidades que declararam suas contas de 2020 de forma consistente até 10 de agosto de 2021, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que até 30 de abril de cada ano as prefeituras devem encaminhar suas declarações referentes ao ano anterior à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O resultado da pesquisa pode ser encontrado no site www.firjan.com.br/ifgf/.