Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A prefeitura de Presidente Getúlio anunciou a realização da 24ª Expofeira Estadual do Leite, nos dias 27, 28 e 29 de maio, dias que antecedem o aniversário de 117 anos da cidade, comemorado em 1º de junho. Para manter a tradição do evento mesmo durante a pandemia, a programação será totalmente virtual através de lives e contará com apresentações da Banda Municipal, live show, receitas a base de leite e festivais culturais.

De acordo com o diretor de Cultura, Ronildo Garcia, a ideia é fazer as lives nos dias em que haveria programação presencial, caso não houvesse pandemia. Ele explica que serão três lives. “No dia 27 acontecerá a abertura, com fala do prefeito, vídeo da Banda Municipal, presença da realeza da festa e depois apresentações culturais em vídeo também. Na sexta-feira, ocorrerá a tradicional noite cultural no dia 28, com todas as apresentações de artistas, grupos e entidades culturais da cidade. No sábado haverá live show, com Wilceu Pause que é o cantor da banda Calmon, bem tradicional aqui na nossa cidade também e uma retrospectiva com alguns produtores falando sobre torneio leiteiro e experiências com as edições anteriores da festa”, conta.

Para manter a festa que já teve 23 edições, a organização do evento preparou também vídeos de receitas típicas a base de leite. “Fizemos um programa bem legal e também o vídeo de uma receita de um produto tradicional feito com leite. Nosso objetivo é não deixar mais um ano sem programação. A gente sabe que não é a mesma coisa, mas que a gente faça esse resgate, esse trabalho para não deixar essa cultura tão tradicional ser esquecida, nesse sentido pensamos uma forma de fazer isso”, comenta.

A produtora de leite Mara Carminatti participa da festa há vários anos. Ela lamenta que a Expofeira do Leite não seja realizada de forma presencial, mas comemora fazer parte da programação, mesmo que através dos vídeos. Para ela, essa é uma solução eficiente na manutenção da tradição festiva e um jeito de comemorar o aniversário da cidade. “Eu e meu esposo participamos da festa do leite há 15 anos e esse ano vai ser um pouco diferente, vai ser virtual, não igual, mas é para manter viva a memória da nossa festa que é tão importante para todos, principalmente nós que somos os expositores”, destaca.

Mara e o marido vendem leite e gado e ela lembra com orgulho as participações nos torneios leiteiros, no quais o casal já recebeu premiação e afirma que a visibilidade que o produto e os animais têm nas feiras possibilitam uma maior procura, que tem como consequência um aumento nas vendas e geração de renda para a família. “A festa é aguardada pelos expositores com muita ansiedade. A festa do leite tem uma tradição muito bonita na nossa cidade. Para nós produtores é uma preparação do ano inteiro. É uma forma de ganhar premiação em dinheiro e dar visibilidade para nossa propriedade, conseguimos vender com muito mais facilidade. Já vendi muitos animais em virtude de terem visto os animais na Expofeira. E essa tradição já vem de berço, meu pai participava e nós também participamos. A festa é, na verdade, um encontro de famílias, nós somos competidores, mas nunca deixamos de ser amigos. Esse ano vamos apenas relembrar os bons momentos”, completa.

Para o prefeito do município, Nelson Virtuoso, a festa é uma vitrine da produção leiteira para todo o estado. Ele destaca a força dessa cultura e da cidade que vai completar 117 anos. “Na festa comemoramos a boa produção, que nos leva a uma das maiores bacias leiteiras de Santa Catarina e também o aniversário do município. O formato virtual é uma maneira de não deixar passar em branco essa data que é tão especial para os getulienses e significa tanto para os produtores de leite de Presidente Getúlio”, destaca.

Para assistir as lives, basta entrar no perfil do Facebook da Prefeitura de Presidente Getúlio, nos dias escolhidos para a exibição da programação, a partir das 19 horas.