Alto Vale
Foto: Ascom Presidente Getúlio

Será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, em Presidente Getúlio, o XII Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina. O evento será realizado no Ginásio Municipal Pereirão, e a expectativa da organização é que cerca de 40 bandas e fanfarras, de 20 municípios do Estado participem do evento.

De acordo com o diretor de Cultura de Presidente Getúlio, Ronildo Garcia, o evento foi contemplado com a quantia de R$ 25 mil, por meio do Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, do governo do Estado. O projeto, encaminhado por Garcia, em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras do Vale do Itajaí (Abafavi), ficou em 7º lugar na categoria Eventos.

O dinheiro será investido na disponibilização de alojamentos e também alimentação aos participantes de cidades mais distantes. “A prefeitura de Presidente Getúlio ficará responsável por subsidiar outros investimentos, mesmo assim, estamos em busca de parcerias com os empresários e comércio local para que possamos oferecer um grande evento à comunidade”, explica o diretor de Cultura.

Premiação

Ao todo, 22 jurados, sendo alguns de renome nacional, devem avaliar as apresentações, onde serão definidos os três primeiros lugares em 12 categorias técnicas. “Haverá troféus para Corpo Musical, Corpo Coreográfico, Pelotão de Bandeiras, Baliza e Mor de Comando”, destaca Garcia.

O diretor de Cultura, que também é maestro da Fanfarra de Presidente Getúlio, explica que esta etapa do campeonato servirá como classificatória para a etapa nacional, que será realizada entre os dias 8 e 10 de dezembro em Aracajú, capital de Sergipe. “Serão classificados os dois primeiros colocados de cada categoria”, afirma.

O campeonato busca estimular a criação de bandas e fanfarras em todo o estado e promover o intercâmbio entre os integrantes das corporações musicais. Visa ainda desenvolver habilidades, valores e atitudes nos componentes, para que sejam atuantes nas transformações sociais e exerçam o seu papel de cidadãos críticos e participativos.

As bandas e fanfarras interessadas em participar têm até o dia 10 de novembro para realizar sua inscrição. Mais informações pelo telefone (47) 3352-1230 (com Ronildo) ou (47) 98869-8323 (com Pacheco).

O evento é realizado pela Prefeitura de Presidente Getúlio, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Associação de Bandas e Fanfarras do Vale do Itajaí (Abafavi).

Rafael Beling