Alto Vale
Foto: Divulgação

A falta de suplentes para o Conselho Tutelar levou o município de Presidente Nereu abrir novo processo para eleição de Conselheiros. O período de inscrição está aberto até 11 de agosto na Secretaria Municipal de Assistência Social. Os nereuenses devem ir às urnas no dia 12 de setembro.

No início do ano, três suplentes assumiram as vagas que estavam em aberto no Conselho Tutelar de Presidente Nereu. Dessa forma, não há profissional para assumir vaga em caso de férias, afastamento ou desistência de conselheiro efetivo. “É necessário ter um suplente. Em plena pandemia, podemos ter afastamento dos trabalhadores ou qualquer outro problema que interfira o trabalho do Conselheiro efetivo. Então não podemos deixar que os direitos das crianças e adolescente fiquem prejudicados por esse motivo”, explica a secretária de Assistência Social, Claudelice Belegante. O candidato mais votado poderá assumir o cargo até dezembro de 2023.

Para se candidatar, as pessoas devem ter idade superior a 21 anos, residir em Presidente Nereu mais de um ano e comprovar experiência mínima de um ano na defesa dos direitos da criança e do adolescente ou curso de especialização em matéria de infância e juventude com carga horária mínima de no mínimo 40 horas. “A pessoa pode comprovar experiência sendo professora, catequista, líder de algum movimento jovem, instrutora de oficinas, pai ou mãe. Além disso vamos fornecer uma capacitação exclusiva aos candidatos e depois aplicar uma prova de conhecimentos. Quem passar, estará apto para a eleição”, explica a secretária.