Alto Vale

O poder Executivo de Presidente Nereu adquiriu um tanque reservatório para auxiliar nos serviços de manutenção das estradas vicinais. O equipamento foi adquirido por meio de edital de licitação, que teve uma empresa de São Paulo como vencedora. O valor do investimento pelo Município foi de R$ 42.500,00 que foram pagos à vista com recursos próprios.

O reservatório foi adaptado em um caminhão que já pertencia à frota da Prefeitura. O veículo foi levado para São Paulo, na sede da empresa vencedora da licitação, para que fosse feita a instalação.
O Município não possuía caminhão-pipa em funcionamento, segundo o prefeito Isamar de Melo. “Tem uns três ou quatro anos que não tinha um caminhão-pipa em Presidente Nereu. O serviço estava suspenso. Na verdade, tinha um caminhão-pipa que estava quebrado, jogado como sucata”, falou.

A Administração priorizou a compra devido à necessidade e a urgência, e fez economia para adquirir o reservatório. “A gente vem economizando desde o início da gestão para ter esses recursos. Era uma necessidade do Município, uma prioridade, nós temos muitas estradas de chão e isso gera muita poeira”, acrescentou.

O território de Presidente Nereu tem uma extensa malha viária. Como o único acesso asfaltado é por meio da rodovia estadual SC-110, que o liga a Lontras, o acesso a outros municípios como Apiúna, Aurora, Ibirama, Imbuia, Ituporanga e Vidal Ramos é por estrada de chão. “Do Centro até o limite com Apiúna são 26 quilômetros. Para Vidal Ramos são 14 quilômetros, ali tem mais umas quatro comunidades. Até Aurora dá uns 14 quilômetros, aí tem limite com Ituporanga, são muitas estradas”, observou.

O veículo já retornou de São Paulo para o município e aguarda apenas uma vistoria, que será realizada nesta sexta-feira (11). “Ele já está 100%, só passar pela vistoria e segunda-feira já está em pleno funcionamento”, afirmou Melo.

A partir da próxima semana, a Prefeitura deve divulgar através das redes sociais a programação e a relação das comunidades e ruas que o caminhão-pipa passará para molhar as estradas. “Na verdade, está sendo feito o cronograma para atender as comunidades, vai ser publicado na página do Facebook da Prefeitura, vai ser informado dessa maneira”, informou.

Mais funções

O reservatório adquirido pelo Município também permite que o caminhão seja utilizado em outras ações, como o combate inicial de incêndio, por exemplo. Isso porque ele é equipado com acessórios geralmente utilizados por corporações de bombeiros, como hidrante específico para incêndio, duas saídas para mangueiras, além de uma mangueira para a limpeza de esgoto.

O prefeito Isamar de Melo comenta que o Município tem como principal base econômica a agricultura, e a cultura de fumo é a que mais se destaca no território de Presidente Nereu. Na temporada em que as folhas são colhidas e encaminhadas para a secagem em estufa, registros de incêndio costumam ser mais frequentes. “São vários acessórios que podem servir para a comunidade, principalmente na época da secagem de fumo, que tem muito incêndio aqui. No caso de haver incêndio, vamos ter o primeiro combate”, finalizou.

Albanir Júnior