Cidade
Foto: Helena Marquardt/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Com a mudança no mapa de classificação de risco onde o Alto Vale está agora a na cor amarela o Presídio Regional de Rio do Sul já iniciou os agendamentos para a retomada das visitas que estavam suspensas desde o início da pandemia e serão liberadas aos finais de semana a partir deste sábado (24).

O diretor da unidade, Nei Feuzer, explica que a Secretaria de Administração Prisional de Santa Catarina publicou nesse mês uma portaria que estabelece as normas para a realização das visitas virtuais e presenciais em todo o estado e que elas serão seguidas nesta retomada. “O nível ainda é considerado alto, mas com essa nova avaliação será possível termos a retomada das visitas presenciais que serão mediante agendamento, assim como vinham acontecendo as visitas virtuais”, comenta.

Ele esclareceu ainda que as visitas devem ser agendadas por telefone e terão o tempo máximo de 30 minutos. “Vamos manter o distanciamento e o contato físico não será permitido. Também teremos um limite de visitação que será de uma visita presencial ou virtual por mês. Outro limite é de apenas um visitante por detento e obedecendo a questão de idade, então não serão permitidas pessoas do grupo de risco como menores de 18 e acima de 60 anos. Todos os detalhes dessa retomada estão descritos na portaria da Secretaria de Estado da Saúde e é importante os familiares acessarem e fazerem uma leitura”, complementa.

O diretor do presídio informa que os detentos já foram orientados sobre os detalhes e regras para a volta das visitas que será feita com todos os cuidados para evitar a contaminação por coronavírus. “Esperamos que essa questão do risco não retroceda, mas se isso ocorrer as visitas presenciais podem ser suspensas temporariamente mais uma vez”, diz.

O agendamento das visitas pode ser feito pelo telefone (47) 3526-3311 das 12h às 19h