Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira (18) um balanço da Operação Semana Santa 2022. De acordo com a PRF, os números mostraram que os indicadores tiveram uma redução em relação ao mesmo período no ano anterior.

A operação foi iniciada à Zero hora da quinta-feira (14) e terminou à meia-noite de domingo (17). Nos quatro dias foram 73 acidentes registrados totalizando 44 pessoas feridas e duas mortas.

Levando em consideração os indicadores acidentes, feridos e óbitos, houve uma redução em relação ao ano passado. Em 2021, por exemplo, foram 89 acidentes e este ano foram 73, uma redução de 18%. Em relação a feridos, no ano anterior foram 122 enquanto em 2022, a operação registrou apenas 44, uma baixa de 64%. Já em relação aos óbitos de quatro o número caiu para dois, ou seja, uma redução de 50%.

No trecho da BR-470 entre Apiúna e Pouso Redondo, a PRF registrou apenas sete acidentes de trânsito. Desses, duas pessoas ficaram feridas e felizmente não houve óbito.

O policial rodoviário Manoel Fernandes Bittencourt, do posto da PRF em Rio do Sul comenta o número e destaca as ações realizadas para evitar acidentes. “Houve reforço de escala em determinados horários mais movimentados e a fiscalização foi direcionada para infrações de comportamentos que poderiam resultar em acidentes ou que viessem a agravar como embriaguez ao volante, ultrapassagem em local indevido, cinto de segurança e transporte de criança e excesso de velocidade”, explica.

Ainda de acordo com a PRF, o trabalho de fiscalização foi intenso, resultando em 2.454 autos de infração. Destes, 115 foram por dirigir sob efeito de álcool e 153 por ultrapassagens em local proibido. Além disso, 309 pessoas foram flagradas sem o cinto de segurança, 48 motoristas manuseando o celular enquanto dirigiam e ainda 82 crianças estavam viajando sem cadeirinha. O combate ao crime também não parou durante a Operação Semana Santa: oito veículos roubados foram recuperados e 46 pessoas presas por crimes diversos.