Cidade
Foto: CRS/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

As obras na primeira etapa da revitalização da Estrada Blumenau se encaminham para a conclusão e devem ser entregues ainda em agosto. A previsão foi dada pelo prefeito de Rio do Sul, José Thomé que anunciou também que a segunda etapa deve ser iniciada no próximo mês.

O prefeito explica que recentemente foram instaladas barreiras, um dos últimos serviços a serem executados no trecho. “Estamos nos encaminhando para os finalmentes da primeira etapa com a aplicação das barreiras New Jersey para separação das pistas e para que os motoristas sejam levados de maneira correta para os contornos”.

Ele diz ainda que a iluminação em Led também já foi instalada e o que a empresa responsável pela obra está executando neste momento é uma fresagem na lateral da pista para depois fazer a aplicação do asfalto, principalmente nas áreas que vão receber ciclovia. “Principalmente do lado esquerdo de quem está descendo a Estrada Blumenau, no sentido Centro/Bairro”, revelou.

Na entrevista  ao DAV o prefeito falou também sobre o pedido para que metade das lombadas instaladas nos últimos dias fossem retiradas. “Foi uma situação que me aborreceu bastante. Claro que tínhamos projeto, mas foi feita uma adequação e temos que ter humildade de reconhecer que o poder público erra igual ao setor privado. Como o projeto de uma casa pode sofrer alterações para ficar bom, isso ocorre também nas obras públicas, ainda mais diante do grande volume de obras que estamos tocando. Muitas lombadas lá não tem sentido de existirem então pedimos a supressão e o material que será fresado vai ser aplicado em vias não pavimentadas, para não ter nenhum tipo de ônus ao erário”, disse.

O político ressaltou que o objetivo da revitalização é justamente dar mais fluidez ao trânsito e isso será uma realidade quando as obras estiverem concluídas, o que deve ocorrer nos próximos 15 ou 20 dias. “Falta ainda fazer a pintura que é um serviço rápido e nesse mesmo prazo a questão de acender os postes com as luzes de Led. É todo um processo que estamos finalizando para ter essa obra consolidada”.

Segunda etapa inicia em setembro

Thomé também anunciou o início das obras da etapa dois para o próximo mês. Ele conta que a licitação para escolher a empresa vencedora foi aberta na semana passada e duas foram habilitadas. Essa parte contemplaria a margem esquerda onde seria aplicado rachão base e asfalto para a implantação de uma ciclovia. “Abriu na sexta-feira, mas a gente acredita que em torno de 40 dias tenhamos o início de obra no lote dois”.

Já no lado direito está previsto acostamento e implantação de um trevo alemão que terá recursos da Casan e cujo contrato deve ser assinado nos próximos dias. “Acredito que esse acostamento de dois metros do lado direito fica para o ano que vem. Depois disso vamos implantar um trevo alemão para acesso as vias”, finaliza.