Esporte
Foto: Divulgação

No penúltimo fim de semana, aconteceu o 5º Campeonato Sul Brasileiro de Capoeira no Ginásio Municipal Artenir Werner. O aluno Guilherme Alves, do Jardim 2 do CEI Dóres Janke Stüpp, no bairro Laranjeiras, foi campeão da categoria Kids. O torneio foi aberto à comunidade e organizado pelo grupo Axé Capoeira, de Rio do Sul. Participaram crianças de várias idades e cidades da região do Alto Vale. As aulas foram ministradas pelo professor Dumbo e é uma atividade extracurricular proposta em parceria entre a unidade e os pais.

Guilherme Alves levou para casa um troféu e medalha de 1º lugar. Ao todo, três crianças do CEI participaram da competição. Segundo a diretora do CEI Dóres Janke Stüpp, Nilza Minatti, as aulas são dadas semanalmente para um público formado por 17 crianças de quatro anos a seis anos. A atividade começou em março e essa é a primeira competição em que os alunos participam.

“Este é um diferencial na escola. A prática de atividade física contribui para trabalhar conceitos como: equilíbrio, disciplina, coordenação motora, além do controle de sentimentos de agressividade e ansiedade. É uma atividade que colabora para o desenvolvimento pleno da criança. A capoeira também ensina o atleta a obedecer regras, manter respeito pelos pares e saber esperar a vez de cada um fazer a apresentação. São aprendizados que elevam o caráter da criança”, pondera a diretora.

Para os pais interessados em matricular o filho neste esporte, basta entrar em contato com a direção do próprio CEI e não é necessária experiência. A direção do Centro Educacional também busca parceria para abrir turmas de balé em 2019.