Alto Vale

O professor pesquisador Leonardo Secchi, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi eleito nesta quarta-feira, 11, presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP).  A eleição foi realizada em encontro on-line, durante a assembleia geral ordinária da entidade, aberta a todos os sócios.

A SBAP reúne acadêmicos e gestores públicos de todo o Brasil com o objetivo de produzir e disseminar conhecimentos na área de Administração Pública. Criada em 2013, por professores de pós-graduação na área, desde então organiza anualmente o Encontro Brasileiro de Administração Pública (Ebap), que abriu nesta quarta sua 7ª edição, em evento on-line.

Secchi é professor do Departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. Leciona no curso de graduação em Administração Pública e nos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Administração da Udesc Esag.

Planos

Eleitos para o mandato que começa nesta quarta e vai até 30 de junho de 2022, Secchi e a nova diretoria da SBAP têm entre seus planos o Observatório da Reforma Administrativa (ORA). É uma iniciativa da SBAP, articulada com outras entidades da área (como Fenecap e ANEPCP), para acompanhar analisar e propor mudanças na PEC 32/2020, em tramitação no Congresso Nacional.

Para o novo presidente da entidade, a SBAP é uma instituição de especial interesse para a Udesc. “Nossos professores e alunos têm sempre exercido um papel de liderança nacional com publicações de referência, inovação na gestão pública e articulação do campo”, explica. “Queremos potencializar a disseminação de conhecimento para a qualificação da gestão pública em todo o Brasil”.

Composição da nova diretoria da SBAP (2020-2022)

  • Presidente – Leonardo Secchi – Udesc
  • Vice-Presidente – Caio Cesar de Medeiros Costa – UnB
  • Diretor de Administração e Finanças – Temístocles Murilo de Oliveira Júnior – CGU
  • Diretor de Relações Internacionais – Claudio Gonçalves Couto – FGV
  • Diretora de Relações Institucionais – Lindijane de Souza Bento Almeida – UFRN
  • Diretora de Publicações e Comunicação – Karina Furtado Rodrigues – Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
  • Diretora de Eventos – Ana Claudia Farranha – UnB
  • Conselho Fiscal: Diana Cruz Rodrigues – UNAMA
  • Conselho Fiscal: Sandro Trescastro Bergue – TCU/RS
  • Conselho Fiscal: Suely de Fátima Ramos da Silveira – UFV