Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

De autoria da moradora de Laurentino, Angelita Grippa Renzi, “Tuany, O Anjo que Voltou ao Pai” conta a história da passagem da filha da autora, que partiu em 2013. A ideia de escrever surgiu da necessidade de desabafar sobre o que sentia, mas só em 2021, ela começou a organizar a obra e o lançamento foi realizado no último domingo, dia 23 de janeiro.

Angelita é professora e há quase 9 anos perdeu a filha Tuany. Ela conta que começou a escrever aos poucos para externar os sentimentos do luto. No início ela não tinha intenção de lançar um livro, mas após algum tempo sentiu vontade de intensificar a escrita e falar mais sobre o ocorrido, então ela percebeu que os desabafos poderiam se transformas em algo maior.

“Comecei a escrever um ano depois que minha filha partiu, em junho de 2013, para externar os meus sentimentos. Fui escrevendo e guardando, às vezes acrescentava uma história ou outra que as pessoas contavam. Um dia senti uma vontade muito grande de pegar um papel, caneta e começar a escrever. Quando vi eu tinha feito o esqueleto do livro no papel. Tinha o nome e as divisões dos capítulos. Quando olhei aquilo eu vi que era um livro, mas em alguns momentos eu não sabia o que escrever e guardei isso por algum tempo”, lembra.

Alguns anos depois, no início de 2021, a ideia voltou de uma forma mais intensa e ela começou a escrever novamente, mesmo com as dificuldades de ter que relembrar momentos de dor.

“Em muitos momentos eu precisava parar porque as emoções vinham a tona, principalmente quando tive que relatar o dia do acontecimento e não foi fácil. No início eu achava demais escrever um livro, eu não era escritora, sou professora e achava um projeto muito ousado. Mas eu passei a acreditar mais em mim e foi dando certo”, conta.

Para poder escrever toda a obra, que é baseada em uma história real, a autora afirma ter encontrado obstáculos na forma de apresentar os fatos, já não era só um desabafo e sim uma história, que de certa forma, faz uma homenagem à menina.

“Tive dificuldades porque eu precisava pensar de uma forma que o leitor fosse entender, não era mais um desabafo. Hoje eu sei quanto vale um livro, no sentido de trabalho, organização, correção, diagramação,  tudo isso tive que pensar”, pontuou.

O livro tem 123 páginas e é dividido em sete capítulos que contam desde a descoberta da gravidez até depois da partida de Tuany. “Escrevi o que foi nos ajudando, a importância da fé, de Deus, dos amigos, da família”, enfatiza.

Após tudo pronto, Angelita decidiu fazer um lançamento, que ocorreu no último domingo, dia 23 de janeiro. “A ideia do lançamento surgiu muito forte, sentia como se tivesse que dar oportunidade para as pessoas que quisessem estar com a gente, pra que estivessem comemorando a superação, a fé, o amor, para verem que a gente conseguiu”.

No lançamento muitas pessoas estiveram envolvidas.  Segundo a autora, foi um momento de emoção. “Momento emocionante, de muita luz, divino, as pessoas que participaram disseram que se sentiram bem, envolvidas por boas energias, foi emocionante compartilhar essa história com pessoas queridas. Tivemos apresentações de artistas locais, a minha filha também fez uma apresentação, servimos um coquetel, tivemos distribuição de maçã do amor para os primeiros 100 vendidos, onde a idéia foi dar outro significado a essa fruta, que foi o que, de certa forma, causou a morte da Tuany, para que a gente não fique com a dor e sim leve o amor”, avalia.

“No lançamento do livro também fizemos uma homenagem à Tuany, onde foi tocado, cantado músicas de repertório infantil que ela gostava, fizemos homenagem à pessoa que fez a revisão do texto e a diagramação. Foram apresentadas ao púbico as personagens do livro para que os leitores conhecessem e vissem que é uma história real, que essas pessoas existem”, finaliza.

Interessados em adquirir o livro podem procurar os seguintes pontos de venda: 

Em Laurentino: Oficina de Motos e Quadriciclos Renzi;  Supermercado do kiko; Loja da Paty e Mix da Paty e na loja Geração 3000.

Em Rio do Sul, na loja de produtos naturais – Armazém do Grão, na LM Café e restaurante LTDA e na Sebo e Livraria Só Ler.

Em Rio do Oeste, na loja de produtos naturais – Moenda dos Grãos

Ou através do Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2151973950-tuany-o-anjo-que-voltou-ao-pai-_JM