Cidade
Foto: Divulgação

O Programa Comércio Seguro que foi implantado recentemente em Rio do Sul através de uma parceria entre a Polícia Militar e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) terá uma nova reunião no próximo dia 30. O objetivo é capacitar mais integrantes para que a iniciativa seja fortalecida, especialmente neste final de ano quando o setor registra maior movimento.

O Comércio Seguro é uma releitura do Rede de Vizinhos, só que voltado especialmente ao comércio. A ideia é aproximar os comerciantes para combater ocorrências contra estabelecimentos comerciais e contra a fé pública. “A ideia é trazer a aproximação entre os lojistas para o caso de acontecer um golpe, um furto, que essas informações cheguem a todos com maior rapidez para evitar que outros também sejam lesados, seria uma forma de prevenção”, explicou o responsável pelos programas preventivos na 1ª Companhia, sargento Rafael Mathias Lopes.

O militar citou o exemplo de compras com notas falsas e como esse grupo pode auxiliar os demais comerciantes. “Se essa ocorrência é registrada, os demais lojistas do grupo já ficam sabendo quase imediatamente e podem ficar atentos. O objetivo é justamente esse imediatismo da informação e o Comércio Seguro já vem trazendo resultados positivos mesmo o grupo tendo menos de um mês de funcionamento”, completa.

Atualmente o programa Comércio Seguro já conta com mais de 40 participantes, mas a expectativa é chegar a um número muito maior porque segundo Lopes, quanto mais participantes mais eficaz se torna a prevenção de crimes.

Para participar é necessário se cadastrar e passar uma capacitação como a que vai ocorrer na reunião da terça-feira (30), que será realizada de forma virtual através da plataforma Google Meet.

Comerciantes se preparam para o horário de Natal

Como tradicionalmente acontece nesse período, lojistas já se preparam para o início do horário de Natal que neste ano começa já no dia 4 de dezembro quando as lojas ficam abertas aos sábados até às 17h.

Na segunda semana de dezembro o comércio atenderá em horário normal de segunda a sexta-feira e no sábado, dia 11, ficará aberto novamente até às 17h. Já no domingo, dia 12 de dezembro, o horário será das 17h às 21h.

Na terceira semana do mês, do dia 13 ao 17, os consumidores poderão aproveitar para fazer suas compras até às 21h.  No dia 18 até às 17h e no dia 19 das 17h às 21h.

Nos dias 20,21,22 e 23 de dezembro o comércio rio-sulense  funciona até às 22h e no dia 24 quem deixou os presentes para a última hora ainda terá a chance de fazer suas compras até às 13h. Já nos dias 25 e 26 as lojas em Rio do Sul estarão fechadas e voltam a atender normalmente no dia 27 de dezembro. O horário segue normal até o dia 30 e no dia 31 e 1° de janeiro as lojas estarão fechadas.