Alto Vale, Cultura

Dia seis de abril inicia um dos maiores eventos da região. A tradicional Expofeira Nacional da Cebola conta com uma vasta programação e todos os anos traz ao Alto Vale do Itajaí milhares de visitantes. Este ano não será diferente, e para que ninguém perca nada, a organização divulgou na última segunda-feira (20) as datas e horários que acontecerão os eventos desta 24ª edição.

Já na quinta-feira, com programação 100% gratuita, as emoções estão garantidas. No início da manhã, o tradicional desfile de máquinas agrícolas conta com uma expectativa de participantes de mais de mil veículos, no “tratoraço” que é o maior do estado de Santa Catarina. A comitiva segue da frente do Ginásio Municipal Henrique Holetz para o Parque da Cebola, onde haverá uma calorosa recepção aos agricultores, seguida de um almoço gratuito.

O secretário municipal de agricultura, Adilson Rode, lembra que para participar deste momento tão especial, os agricultores e demais produtores rurais não necessitam de inscrição prévia. “O convite se estende a toda Região da Cebola. Teremos uma premiação que ultrapassa os R$ 30 mil, com prêmios como uma motocicleta 150 Cc, uma destaladeira de cebola, implementos de trator, jogos de pneus para trator, roçadeira e muito mais”, lembrou o secretário.

À tarde, a programação segue para a abertura oficial da festa no Palco Principal, a partir das 16h, contando com a presença de diversas autoridades.

Destaque para o governador, Raimundo Colombo, e para o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Ainda, prefeitos de diversas cidades da região se encontram para a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

Na sequência se dá o início da Feira Multissetorial e da Exposição de Cebolas, que conta com o corte da réstia inaugural, marco do início das festividades. Sobre a exposição, o vice-presidente da festa, Osmar Sebold, diz que ali são encontradas e premiadas as diferentes qualidades da cebola.

Na Feira Mutissetorial, os expositores poderão mostrar seus produtos e serviços para todo o público, demonstrando inovações, novas tecnologias e interagindo com seus clientes. São mais de 60 participantes confirmados, mas quem ainda desejar fazer parte desta chance de levar sua marca para os esperados 40 mil expectadores da feira, pode contatar a organização através do site www.festadacebola.com.br.

Ainda na sexta-feira, haverá um Rodeio Crioulo a partir das 14h. Neste mesmo horário, começam as apresentações no Palco do Camping. Já às 16h tem o Freestyle Show com Elton Becker e Pablo Ristow. À noite, show nacional com João Luiz Correa, Hugo e Thiago e Gusttavo Lima.

No sábado, além dos shows com Bruno e Barretto, Edu Farias e Anitta, o dia também tem as apresentações culturais, o Rodeio Crioulo, a Exposição de Carros Antigos e a Assembleia Geral Ordinária da União das Câmaras de Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi).

À tarde no sábado, tem novo Encontro Catarinense da Melhor Idade e show Freestyle com Elton Becker e Pablo Ristow, além de ter o Treino Livre da Copa Norte Catarinense e a 1ª Etapa Motocross de Ituporanga. Terá também uma apresentação de cães Border Collie com ovelhas. No Palco do Camping, será dia de bandas de rock.

No último dia de festa (9), segue o Rodeio Crioulo e a Exposição de Carros Antigos. No Palco do Camping, bandas sertanejas. À tarde tem o início das baterias da Copa Norte Catarinense e a 1ª Etapa Motocross Ituporanga, além de uma nova apresentação de cães Border Collie com ovelhas. Para marcar a tarde de domingo, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, às 14h.
Para finalizar a 24ª Expofeira Nacional da Cebola, os shows nacionais no domingo iniciam às 16h30 com Renato Borghetti, às 18h tem Dany e Rafa e o encerramento será feito com o astro Wesley Safadão às 20h.

Airton Ramos