Alto Vale
Foto: Braulio Staub

As propriedades rurais de Gilson Schlichting e Johnn Lenon Vaseleski, nos municípios de Imbuia e Vitor Meireles, sediaram dois encontros com foco na produção sustentável de tabaco. Os treinamentos de difusão agronômica tiveram condução da Alliance One, empresa com filial em Lontras. 28 produtores convidados participaram dos eventos, realizados nesta semana nas localidades de Samambaia e Serra da Abelha II. Com conteúdo teórico e prático, as capacitações visaram compartilhar conhecimentos sobre análise e preparo de solos, identificação e tratamento de doenças do tabaco, organização da propriedade, entre outras práticas agronômicas de relevância. O projeto também se estenderá a outros municípios onde a Alliance One mantém atuação.

“A ideia é que estes agricultores se tornem referência e possam compartilhar os conhecimentos, criando uma rede de disseminação e apoio às práticas agrícolas sustentáveis para a cultura do tabaco nestas regiões”, salientou Samuel Streck, diretor de Produção da empresa.

Em Imbuia, também prestigiaram o evento o prefeito Deny Scheidt; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Dirceu Schmidt; Walmir Vieira Jr, da Gerência Regional da Epagri de Rio do Sul; e Geison Schmoeller, coordenador de Mutualidade da Afubra de Ituporanga. “É uma iniciativa importante para nossa região, que possui no tabaco uma cultura rentável aos agricultores familiares de todo o Alto Vale. Agradecemos à Alliance One pelos conhecimentos compartilhados e parceria junto aos produtores”, destacou o prefeito Scheidt.

Já em Vitor Meireles, a iniciativa foi prestigiada por Greison Pianezzer, secretário de Agricultura do município; Jonas Darolt, inspetor de Mutualidade da Afubra de Rio do Sul e Ituporanga; e Jean Loffaguen, extensionista da Epagri.

Sobre a empresa
A Alliance One atua com áreas de produção de tabaco em mais de 350 municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Suas unidades fabris estão instaladas nos municípios de Araranguá (SC) e de Venâncio Aires (RS) – que também sedia a matriz da empresa no Brasil. Além de Lontras, possui também unidades nos municípios de Canoinhas e Pinhalzinho, em Santa Catarina, e de Rio Azul, no Paraná. Anualmente, a empresa conta com cerca de 3 mil empregados diretos, entre mensalistas, horistas e aprendizes, em todas as suas estruturas.

Através de suas equipes agronômicas, a Alliance One investe em iniciativas que promovem os princípios e práticas de sustentabilidade junto a seus 15,5 mil produtores integrados. Comprometida com esta bandeira, a empresa busca manter sua posição de fornecedora de qualidade, contribuindo para que o Brasil mantenha-se na liderança mundial em exportações no segmento, gerando o menor impacto possível ao meio ambiente e proporcionando melhorias nas condições socioeconômicas das comunidades envolvidas com a cultura do tabaco.