Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O projeto “Livro Novo” é uma campanha voluntária para atualizar o acervo da Biblioteca Municipal de Vidal Ramos e aumentar a quantidade e a qualidade dos títulos disponíveis para pesquisa e empréstimo. A iniciativa estimula a doação de obras que envolvam qualquer gênero, novas ou usadas que estejam em bom estado de conservação.

Para fazer a doação basta ir até a recepção da Prefeitura do município ou diretamente na Biblioteca e colocar as obras nas caixas disponibilizadas.

De acordo com Pablo Dobke que é responsável pela biblioteca, o projeto “Livro Novo” aceita todos os gêneros, mas a maior necessidade é por títulos de literatura infantojuvenil. “O acervo da biblioteca está bastante defasado, não contendo obras atuais e por isso a necessidade dessa campanha, ao menos por agora, enquanto não sai a verba para uma compra de livros”, explica.

Ele diz ainda que a campanha é muito importante por incentivar a leitura e atrair cada vez mais pessoas para o local. “É uma campanha, sobretudo, para sensibilizar a comunidade e dar uma nova vida à Biblioteca que anda um tanto esquecida. Esperamos torná-la um lugar de convivência e utilidade para a sociedade”, afirma.

O sistema de arquivamento dos livros ainda não foi completamente informatizado, mas estima-se que existam pelo menos 15 mil volumes. “Eu estou cadastrando todos os livros, pois não tinha sistema informatizado, mas pelos meus cálculos, uns 15.000 volumes. Sobre o número de leitores ainda não tenho uma média, mas quem mais utiliza o espaço são os estudantes. Acredito que com a renovação do acervo, o número possa crescer”, finaliza.