Cidade

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

As inscrições para o programa “Construindo Novos caminhos” já estão abertas e vão até o dia 14 de agosto. O projeto elaborado pela Obra Kolping consiste em um curso online e gratuito, que visa preparar jovens entre 14 e 18 anos para o mercado de trabalho. Para fazer a inscrição basta preencher um formulário disponibilizado nas redes sociais do projeto ou entrar em contato através do telefone (47) 3525-1715.

De acordo com Patrícia de Souza, assistente social da Obra Kolping de Rio do Sul, é importante que os jovens sejam preparados para ingressar no meio de trabalho. “Todo o projeto foi pensado no protagonismo juvenil no mercado de trabalho. O objetivo é proporcionar conhecimento aos jovens de baixa renda que não tem condições de pagar por um curso. Hoje, a nossa equipe é multidisciplinar. São vários profissionais envolvidos, que construíram esse projeto para atender as necessidades dos nossos adolescentes”, disse Patrícia.
O curso abordará temas relacionados à cultura digital, realização pessoal, postura profissional e ao final das aulas, os alunos receberão certificado de 60 horas expedido pelo Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul, (IFC).

O projeto nasceu em 2018, a partir de demandas levantadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de vários municípios e neste ano foi financiado pelo Itaú Social através do Fundo da Infância e Adolescência da cidade (FIA).

Além do Itaú Social, o programa conta com a parceria do IFC- Campus Rio do Sul e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente também de Rio do Sul.

Ainda de acordo com Patrícia, nos últimos anos o número de inscrições foi satisfatório, pelo menos 200 jovens já passaram pelas atividades do projeto. “Nós temos várias empresas que entram em contato conosco pedindo referências para contratar jovem aprendiz. Nós buscamos fazer essa mediação, para que o jovem tenha uma oportunidade no mercado de trabalho. O foco do projeto é pensar na profissionalização, de que forma o adolescente vai se preparar para todas as mudanças que ocorrem rapidamente na sociedade e consiga se adaptar ao mercado”, finaliza.