Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Após algum tempo de espera, o novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Trombudo Central será inaugurado. Da solenidade marcada para a próxima quarta-feira (16) devem participar, além das autoridades locais, o governador Carlos Moisés da Silva e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel BM Marcos Aurélio Barcelos. A cerimônia está prevista para 15h, no quartel, localizado na Avenida Arthur Muller.

Antes da construção do novo espaço, desde 2013, a corporação trabalhava em uma sala cedida pela Administração junto ao Terminal Rodoviário com muitas limitações, sobretudo em relação ao espaço físico. A necessidade de um espaço maior tornou-se cada vez mais evidente com o passar do tempo, uma vez que são necessárias capacitações, lugar para guardar equipamentos e materiais de atendimento.

O comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Vanderlei Ferreira, afirma que são cinco anos de muita luta para conseguir executar a obra da nova sede com recursos escassos, economias da unidade, convênios de prefeitura e emendas.

“Iniciamos com os recursos que tínhamos através de convênios com os municípios, com nosso trabalho de vistorias e arrecadação através das taxas. Claro que isso não seria suficiente, até porque a previsão de arrecadação não é de um valor significativo para desenvolver uma obra como essa do início ao fim. Nesse tempo fechamos várias parcerias com municípios, apoio de órgãos privados, apoio de setores públicos, conseguimos apoio do Estado com emenda parlamentar e tudo contribuiu para estarmos finalizando a obra”, conta.

Com o novo espaço, a realidade será diferente em razão do espaço amplo e local estratégico para deslocamento em ocorrências, o que deve resultar em melhorias para todo o município.

O secretário de Administração do Município, Geziel Balcker, destaca que o novo quartel representa uma nova fase para todo o grupo, principalmente como forma mais rápida de resposta por estar localizado próximo à BR-470.

“Vamos entregar na próxima semana mais que uma estrutura física do Corpo de Bombeiros. Esse quartel recebeu o esforço de muita gente dos municípios atendidos pela Corporação. Aqui tem o empenho das pessoas, seja nas ações comunitárias que buscavam a arrecadação de dinheiro, na doação de materiais de construção ou nos pedidos de emendas com os deputados estaduais”, avalia.

“Tenho certeza que está sendo uma nova fase para o grupo. Um ambiente mais confortável para desenvolver as atividades, receber a população, para fazer os treinamentos e dar uma resposta ainda mais rápida por estar próximo a BR-470”, acrescenta.