Alto Vale
Foto: Arquivo/DAV

 

Luana Abreu

 

Este sábado (30) foi o “Dia D” de vacinação contra o sarampo em todo o Brasil. Em Santa Catarina, 15.967 jovens adultos, entre 20 e 29 anos, receberam a vacina. No Alto Vale, a meta era vacinar 19 mil pessoas nesta faixa etária, mas de acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Rio do Sul, Josiane Verdi Schaade, apenas 1.398 pessoas foram imunizadas. “Nós registramos a presença de 7.413 pessoas nas Unidades Básicas de Saúde. Depois de conferir a carteira de vacinas de cada uma delas, apenas 1.398 precisaram receber a vacina”, explica.

 

Em toda a campanha, foram 46.654 imunizados do grupo em Santa Catarina. A meta, no entanto, ainda está longe de ser alcançada. A estimativa do Ministério da Saúde é que 420 mil jovens catarinenses sejam vacinados em toda a campanha. Josiane reforça a importância de procurar uma unidade de saúde para se imunizar contra a doença. “Mesmo com o fim da campanha, as doses continuam disponíveis nos postos de saúde”, ressalta.

 

Os dados mais recentes mostram que jovens nessa faixa etária são maioria entre os casos registrados, respondem por 30,6% do número total de casos de sarampo neste ano no Brasil e de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério, são também o maior transmissor em potencial da doença.

 

O sarampo

 

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

 

Surto da doença

 

O surto de sarampo ainda se encontra ativo no país. Atualmente, há confirmação de 11.896 casos e 15 óbitos pela doença até o começo de novembro (semana 45 do ano). Também no início do mês passado, Santa Catarina registrava 94 casos de sarampo, a maioria deles no norte do estado, nenhum no Alto Vale.
Quem deve se vacinar

 

Precisam receber a vacina, bebês com idade entre seis meses e um ano e três meses. Aqueles que não sabem se já estão imunizados precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária que vai de 20 a 49 anos de idade.