
Apesar da instalação de um posto de atendimento da Justiça Eleitoral na Câmara de Vereadores de Lontras, cerca de 2.700 dos 8.900 eleitores da cidade, ainda não fizeram o cadastramento biométrico que segue até o próximo dia 22. Depois dessa data os moradores que quiserem fazer o processo terão que se deslocar até Rio do Sul.
O posto de atendimento foi montado em janeiro e no último sábado (15) atendeu inclusive em regime de plantão devido a baixa procura pela biometria, mas de acordo com o chefe de Cartório da 102ª Zona Eleitoral, Carlos Alberto Moreira, houve um problema no sistema e esse atendimento teve que ser interrompido.
“Tivemos um problema técnico porque o TSE teve que fazer uma manutenção no sistema que acabou sendo necessária, isso lá em Brasília mesmo então não pudemos seguir com o atendimento”, esclarece.
Apesar do problema, o atendimento continua normalmente nesta semana e haverá mais um plantão no sábado (22) para os moradores que não conseguem ir até o posto durante a semana.
“Ainda temos essa semana inteira e o próximo sábado que é uma oportunidade para que as pessoas aproveitem e façam o cadastramento biométrico”, comenta.
A Justiça Eleitoral esclarece ainda que por enquanto o cadastramento biométrico não é obrigatório para Lontras e quem não tiver nenhuma irregularidade no título poderá votar normalmente nas eleições de outubro. No entanto a orientação é para que os moradores se antecipem e evitem filas quando ele passar a ser obrigatório.
Rápido e simples
Para fazer o cadastramento o eleitor pode comparecer ao local de atendimento com documento oficial de identidade com foto, comprovante de domicílio recente emitido nos últimos três meses. O procedimento demora apenas alguns minutos é gratuito. Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados e depois é registrada a assinatura, foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado.
Helena Marquardt