Alto Vale, Cultura

A Festa da Colheita (Fecol) 2017, que vai acontecer em julho, já tem rainha e princesas. O trio foi escolhido em um grande baile beneficente que aconteceu no sábado (17), em Agrolândia. Foi uma disputa acirrada entre as 10 garotas que se candidataram a fazer parte da realeza da festa, mas, os jurados decidiram por Mariana Krieck para o posto de rainha. Bruna Beza e Larissa Avi foram escolhidas como 1ª e 2ª princesas, respectivamente.

A escolha da realeza aconteceu no Clube Recreativo Floresta, no Centro de Agrolândia, em um evento que marcou a cidade. Neste ano, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Agrolândia, que tradicionalmente organiza o baile da realeza da Fecol em parceria com a Prefeitura de Agrolândia, também organizou o concurso de beleza, que antecede a festa.

A associação foi responsável pelos desfiles e também pelos jurados. Foram seis pessoas que participaram da votação da realeza. Os critérios de avaliação foram beleza, simpatia, comunicação, desenvoltura, elegância e postura. Para se inscrever, as garotas tinham que ter mais de 16 anos e residir na cidade. Elas desfilaram com três trajes diferentes – passeio, traje típico alemão e traje de gala, além de interagir com o público e jurados.

Depois da coroação, o público prestigiou uma grande festa. De acordo com a Apae, o lucro ainda está sendo calculado, mas a expectativa é boa. A Prefeitura tradicionalmente cede o dinheiro arrecadado na festa para a associação. “Deu um público pagante bom. A Banda Elyte tocou e acredito que foi bem satisfatório para o público porque a banda terminou e as pessoas continuavam na pista, querendo mais” disse a secretária da Apae de Agrolândia Irisonia Irma Piske.

A secretária da instituição ressalta que iniciativas como essa são necessárias para a continuação do trabalho da associação. “É muito importante, porque a Apae é uma instituição filantrópica que se mantém com algumas parcerias com a Prefeitura Municipal e Agrolândia e de Atalanta e os eventos beneficentes. A gente tem o Filé da Apae e tem o baile, que já é tradicional”. Atualmente, a Apae de Agrolândia tem 75 alunos matriculados. São moradores de Agrolândia e Atalanta, excepcionais, que precisam de cuidados especiais. Neste ano, a enchente adiou o pedágio da Apae, que aconteceria no dia 10 de junho. Segundo a secretária, o evento ainda acontecerá neste ano, mas por enquanto não tem data definida.

 

Fecol 2017

A 29ª edição da Festa da Colheita acontece entre os dias 19 e 24 de julho, em Agrolândia. As atrações da festa serão shows, rodeio, campeonato de motovelocidade e bailes. As festividades começam no dia 19 de julho, com a Formatura do Proerd, desenvolvido através da Polícia Militar como frente de combate as drogas. A partir do dia 20, uma extensa agenda de atividades agrícolas está programada, com seminários, desfile de máquinas agrícolas e a Feira do Agronegócio, que é uma das novidades neste ano. Será um espaço com estandes de exposição de mercadorias e negócios, valorizando os empreendedores locais.

Suellen Venturini