Alto Vale

Os pacientes que se submetem às sessões de quimioterapia no Hospital Regional Alto Vale, de Rio do Sul passaram a receber um complemento alimentar, de alta densidade energética. A iniciativa é de Rede Feminina de Combate ao Câncer, que fez a doação do freezer e também dos sorvetes desenvolvidos pela YPY, distribuídos gratuitamente.

A parceria iniciou com contato entre as equipes da rede e do setor de oncologia, com o aval do médico Ricardo Muller, do gerente-geral do hospital, Siegfried Hildebrand e do presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí, Osmar Peters.

A presidente da Rede Feminina, Sílvia Mayerle, adiantou que a baixa temperatura do sorvete favorece o alívio dos sintomas do tratamento quimioterápico, como náuseas, xerostomia e feridas e lesões que surgem na boca e na garganta. “Segundo pesquisas, esse tipo de sorvete produzido pela YPY alivia os efeitos do tratamento”.

A iniciativa da rede de Rio do Sul foi possível graças aos recursos recebidos da campanha do “Troco Solidário, realizada pela Havan, em 2020. “Esse dinheiro obrigatoriamente tem que ser investido em ações oncológicas”. Silvia destacou que quando acabar o estoque, a entidade vai continuar bancando a aquisição com recursos próprios.