Alto Vale
Foto: Divulgação

Helena Marquardt/DAV

Depois de um período sem oferecer o serviço, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama (RFCC) retomou a coleta de preventivos. O exame é oferecido gratuitamente todas as quintas-feiras das 13h30 às 16h30 e na primeira semana após o retorno foram atendidas nove mulheres.

A presidente da Rede, Célia Beltramini explica que para fazer a coleta do preventivo não é necessário fazer agendamento, basta vir até o container durante o horário de atendimento. “No local as pacientes são muito bem acolhidas e podem realizar esse exame tão importante para a prevenção ou detecção precoce do câncer de colo de útero”, comentou.

O Papanicolau rastreia quais mulheres possuem um maior risco de terem lesões pré-malignas que precisam ser submetidas a uma biópsia e tratamento. O câncer do colo do útero é diagnosticado pela biópsia. Em outras palavras, ele é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença.  É um exame simples, rápido e praticamente indolor                que deve ser realizado com regularidade por todas as mulheres sexualmente ativas pelo menos uma vez ao ano ou conforme a indicação do médico ginecologista.

A partir de agora as coletas seguem sendo realizadas normalmente todas as tardes de quinta-feira e o atendimento é por ordem de chegada.