Alto Vale
Foto: Divulgação

Helena Marquardt/DAV

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama (RFCC) retoma os atendimentos no dia 23 de fevereiro com a coleta de preventivos, abertura do brechó e visita para pacientes. Neste primeiro momento alguns serviços ainda seguem suspensos, mas devem voltar gradualmente nos próximos meses.

A nova presidente, Célia Beltramini, explica que a volta foi decidida em uma reunião de diretoria e que serão cumpridas rigorosamente todas as normas de distanciamento, uso de máscaras, entre outros cuidados, até porque a entidade atende pacientes com câncer que estão no grupo de risco da covid-19.

Ela comenta ainda que nem todas as voluntárias retornam este mês. “Neste ano não faremos nem posse festiva porque entendemos que este não é o momento de realização de eventos. Outro dado importante é que nem todas voluntárias se sentem seguras em retornar, mas na medida do possível vamos retomando todos os serviços”, afirma.

A presidente revela ainda que para 2021, um dos principais desafios da entidade é a falta de voluntárias e convoca as mulheres que desejam integrar a Rede Feminina de Combate ao Câncer e fazer a diferença na vida de tantas pessoas.

Mas o ano também será de celebração e conquistas já que a RFCC passa a contar com luvas para drenagem linfática que foram adquiridas no ano passado e que vão beneficiar mulheres que passaram por mastectomia e sofrem com dor e inchaço na região.

Preventivos e atendimentos em geral

A entidade informa que a coleta de exames preventivos deve ser realizada todas as quintas-feiras das 14h30 às 17h30. Não é preciso agendar horário, basta apenas comparecer nesse período. O atendimento é por ordem de chegada.

Já a sede vai funcionar de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30. Quem quiser fazer a doação de roupas para o brechó, doação de mechas de cabelo ou mesmo tirar dúvidas pode ir até o local neste período.