Cidade
Foto: Divulgação

Após anos em busca de melhorias, a Associação Renal Vida de Blumenau conseguiu, finalmente, inaugurar nesta segunda-feira (25) uma nova sede, que é também um dos maiores e melhores Centros de Alta Complexidade Renal de todo o Sul do país. O investimento passou de R$37 milhões para que a estrutura pudesse aumentar a capacidade de atendimento. Em Rio do Sul, a Associação busca por recursos para poder construir um novo espaço, ampliar o número de atendimentos, dar mais condições de trabalho aos funcionários e conforto aos pacientes.

Para um dos fundadores da Renal Vida em Rio do Sul, o médico dr. Leontino Ribeiro, ver a concretização de um projeto tão grandioso como o de Blumenau é uma forma de manter a esperança e realizar, em um futuro próximo, o sonho da nova sede em Rio do Sul. “Nós, em Rio do Sul, estamos iniciando um planejamento de expansão do nosso Centro de Hemodiálise, onde já estamos com capacidade totalmente esgotada. Ganhamos o terreno onde estamos hoje juntamente com o Hospital Regional e estamos nos reunindo e discutindo como vamos construir. A partir disso vamos elaborar um projeto e realizar esse sonho também com apoio importante do Estado, classe política e da comunidade, principalmente, para melhorar os atendimentos. Em um futuro próximo esperamos repetir o que Blumenau fez, um exemplo de seriedade, competência na construção do empreendimento e apoio de todos. Vamos fazer o mesmo na região do Alto Vale”, destaca.

Leontino ainda fala sobre a importância da nova sede em Blumenau. “Um projeto que começou em 2013 com a compra do terreno e em 2019 foi iniciado o processo de planejamento e arrecadação dos recursos para a obra que demorou pouco mais de dois anos. A construção vai trazer qualidade de atendimento, conforto aos pacientes, funcionários, médicos, toda a equipe de saúde”.

Inauguração em Blumenau

Durante a solenidade de inauguração, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes representou o Governador Carlos Moisés que não pode comparecer. Da mesma forma, enviou um vídeo parabenizando pelo novo Centro.
“É um dia emblemático. Consolida a verdade sobre a união de forças, sobre a vontade de um bem comum, de as pessoas se reunirem para fazer o melhor pela sociedade.”, enfatizou o governador.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga também enviou um vídeo e reforçou que em sua visita, feita em julho de 2021, já vislumbrava o sucesso que seria.

“Eu estive aí acompanhando do Senador Jorginho Mello e da Deputada Federal Carmen Zanotto, que são nossos parceiros no Congresso Nacional, e lá tem trabalhado para alocar as suas emendas para o fortalecimento na assistência à saúde no Estado de Santa Catarina e, em particular, na região de Blumenau. Espero relê-los em breve. O sucesso dessa iniciativa é fruto do trabalho de todos, sobretudo meus colegas médicos, dos profissionais de enfermagem e a todos que se dedicam à assistência à saúde.”, declarou.

Representando o Ministro da Saúde, o Senador Jorginho Mello, também enfatizou a credibilidade da Associação Renal Vida no tratamento de pessoas com doenças renais, além do atendimento pré e pós-transplante.

“É uma demonstração de que quando os interesses em comum se juntam a coisa acontece! É uma obra espetacular, de qualidade superior de qualquer obra pública. Você não encontra no Brasil uma entidade como essa. Será referência na América Latina”, projetou.
O Prefeito Mário Hildebrandt também comentou a importância da unidade para Blumenau e região e reforçou a qualidade do atendimento SUS.

“A Renal Vida é um espaço para pessoas! Mais do que isso, é um espaço que cuida das pessoas. E ver a nova estrutura entregue à cidade me deixa muito feliz. Me emociona por saber, principalmente, que tudo isso foi feito para pacientes SUS. Para aqueles que precisam e sabem que o SUS tem sim, e faz um trabalho de qualidade. Que o SUS salva vidas! Parabéns aos que acreditaram neste belo projeto que foi a nova sede da Renal Vida, onde todos, independentemente de sua renda, terão acesso a um serviço com ainda mais qualidade. ”

A estrutura

A nova estrutura de 8.660m² permitirá dobrar a capacidade de atendimento, passando de 180 para 360 vagas de hemodiálise, além do número de consultórios multidisciplinares que passou de quatro para 12, o de consultórios médicos de três para 12 e 120 vagas de estacionamento.
A nova unidade irá oferecer maior conforto aos pacientes em hemodiálise através de um elevador de resgate, agilidade e facilidade nas consultas, equipamentos modernos, estacionamento, área de convivência, estrutura para manter o atendimento durante enchentes, serviços de atenção e atendimento à pacientes portadores de doenças raras, hemodiálise pediátrica, entre outros benefícios.