Esporte
Foto: Divulgação

Neste ano, o Dia Mundial do Rim se propõe a aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo, como também a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento dessa doenças. Pensando nisso, a Associação Renal Vida de Rio do Sul, irá promover no dia 17 de março, o 3º Passeio Ciclístico pela Saúde Renal. A largada do encontro está prevista para às 9h, no Parque Harry Hobus, em um trajeto de aproximadamente cinco quilômetros pelas ruas centrais da cidade. Não haverá inscrição prévia, é só chegar no dia do evento e participar.

Segundo a assistente social, Elisabete Itajiba, o passeio já faz parte do calendário da instituição e tem como principal objetivo a saúde.

“Queremos conscientizar esses ciclistas e incentivá-los para a prática de atividades físicas, pois para o bom funcionamento do organismo e também para a prevenção da doença renal, é importante que além dos exercícios, as pessoas possam ter uma alimentação mais saudável, que bebam mais água, que controlem o peso e a pressão arterial, que não fumem, não tomem medicamentos sem a orientação médica e o mais importante de tudo, realizar uma avaliação médica periodicamente, solicitando ao profissional o exame de creatina, para avaliar como está o processo renal”, explicou.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Elisabete destaca ainda que a doença renal é silenciosa e a maioria dos diagnósticos são feitos quando o problema já está em um grau avançado.

“Hoje no mundo, uma em cada 10 pessoas sofrem com doenças renais crônicas, onde o crescimento dessa doença avança dia após dia. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento, assim como outras doenças crônicas”, destacou.

No último ano, a instituição recebeu 151 participantes. Para esta edição, a expectativa é que mais de 200 ciclistas pedalem na Capital do Alto Vale. Elisabete adiantou que após o trajeto, no Parque Harry Hobus, os ciclistas serão recepcionados com a distribuição de águas, frutas e o sorteio de brindes aos participantes.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

“Para concorrer aos prêmios, os interessados devem realizar a inscrição no dia do passeio, de forma gratuita. O Grupo Cabelos ao Vento também é uma peça fundamental para a realização do passeio, visto que todos eles nos dão todo o suporte durante o trajeto. Sem contar a segurança da Guarda Municipal e das Ambulâncias que nos acompanham do início ao fim do percurso. Vale ressaltar também, que não há um limite de idade, assim como nos anos anteriores, esperamos receber desde as crianças de colo até o vovô ciclista, mas os pequenos devem vir acompanhados com os pais ou responsáveis legais. Lembrando que a nossa intenção é que todos se sintam à vontade e que venham pedalar com a gente”, frisou.

 

Ação social

Além do passeio ciclístico, a instituição também vai realizar na próxima quinta-feira (14), no dia em que é comemorado o Dia Mundial do Rim, uma ação social, no Calçadão Osny José Gonçalves, no centro da cidade, das 9h às 16h.

A programação de forma gratuita contará com aferição de pressão arterial, verificação da glicemia, orientação sobre as doenças crônicas e a presença de uma nutricionista para colaborar com algumas dicas importantes para o dia a dia das pessoas.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

“Venham todos participar, será um dia especial em prol da minha, da sua, da nossa saúde”, convidou Elisabete.

Jéssica Sens