Esporte
Fotos: Divulgação

Há 10 quilômetros do Centro de Petrolândia, em Faxinal do Tigre, encontra-se a Represa Perimbó. Um lugar silencioso e tranquilo, onde o público pode se desconectar do mundo virtual e se deparar com um cenário de brilhar os olhos, em meio a natureza. O local que é considerado um dos lugares mais belos do Alto Vale do Itajaí irá receber neste domingo (24), a segunda etapa da Expedição Partiu Alto Vale.

De acordo com um dos organizadores, Jean Caetano, o evento que já é tradicional na região, está sendo preparado com muito carinho para os aventureiros de plantão, que terão um percurso de nove quilômetros ao redor da represa.

“Estamos nos dedicando ao máximo para esta segunda etapa, Perimbó é um lugar muito frequentado por turistas de todos os lugares de Santa Catarina que se encantam com as belíssimas paisagens naturais do Alto Vale e não poderíamos deixar esse local fora do nosso roteiro. A concentração no Camping Ilhas do Perimbó está prevista para às 9h, com o início da caminhada às 9h27. O percurso será de nível médio com duração de três a quatro horas, um lugar bem plano, onde pessoas de qualquer idade poderão participar. Vamos percorrer propriedades particulares, caminhar por uma vegetação de araucárias e pinheiros, trechos de estrada de chão, com altimetria bem leves, estar em contato com o reflorestamento, e a parte final do percurso terá um toque especial para os expedicionários. Com o apoio da Polícia Militar de Petrolândia, iremos fazer a travessia de canoa, onde poderemos acompanhar de perto a soltura de alevinos de carpa capim, para o repovoamento da represa que sofre com a pesca predatória”, explicou.

Em relação ao número de participantes, Jean destaca que são esperados mais de 70 atletas.

“Já recebemos muitas inscrições em nosso site, que inclusive seguem até nesta sexta-feira (22), então se você ainda não garantiu a sua inscrição, corra agora mesmo e se cadastre lá, o valor de R$ 70 inclui a caminhada e mais o almoço e por R$ 50, só está incluso a caminhada. Venha com a gente conhecer as belezas da represa mais frequentada pelos turistas da nossa região”, convidou.

Além do percurso, os participantes ainda poderão acampar no local. É que no sábado (23), os organizadores em parceria com o proprietário do camping, irão proporcionar aos expedicionários uma subida ao mirante, para curtirem o pôr do sol. E quem já garantiu a inscrição para a Expedição Partiu Alto Vale e que também vai descansar próximo ao lago, é o blumenauense Wilson Luiz de Freitas Melro Filho.

“Não meço esforço para vir até o Alto Vale, quando o assunto é diversão, descobertas e muita trilha. Conheci o Jean em 2017 e percebi que o grupo trilhava por morros desconhecidos daqueles mais tradicionais feitos pela maioria das pessoas. Gostei muito dos participantes e da oportunidade que tive em conhecer as cidades e paisagens incríveis que temos aqui na região e que eu certamente, desconhecia. São lugares que talvez eu não iria sozinho, mas graças à eles, aqui estarei novamente, para descobrir, conhecer e é claro me aventurar em cada trecho que encontraremos pelo caminho, nos vemos por lá”, finalizou.

Jéssica Sens