Alto Vale
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio do Oeste

A Praça Central de Rio do Oeste é o endereço de um prédio que no final da década de 1940 abrigou a primeira intendência do município, e dez anos depois, em 1958, a primeira Prefeitura. Pensando então em preservar o imóvel, considerado um dos principais patrimônios históricos e culturais da cidade, a Administração Municipal resolveu investir na reforma e na restauração.

O trabalho iniciou na parte interna, com pintura e troca do piso, sendo concluída no início deste mês com obras também na parte externa. “Um fato curioso é que todas as portas e janelas são ainda as originais, ou seja, têm quase 70 anos. Uma estrutura que realmente merece mais cuidado e valorização, para que possa ser usada e contemplada por muito mais tempo”, ressalta o prefeito Humberto Pessatti, o Betão.

Atualmente, o prédio abriga o Conselho Tutelar. Foram investidos na obra aproximadamente R$ 25 mil, recursos próprios do município.
Também na Praça está localizado outro prédio histórico, que vai ser todo restaurado com dinheiro disponibilizado pelo Ministério do Turismo.