Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Em Vidal Ramos um restaurante adotou uma iniciativa inovadora e tem incentivado clientes a levar os próprios potes de casa para reduzir o consumo de marmitas de papel e isopor.  A ideia, que vem sendo bem aceita pela comunidade, foi pensada para evitar o desperdício de embalagens e contribuir com o meio ambiente.

A proprietária, Maria da Glória de Souza, conta que a ideia surgiu há algum tempo, mas que agora vem sendo mais incentivada entre os clientes. “Com isso queremos mostrar que as pessoas podem mudar, de enxergarem que podem fazer diferente na questão do lixo”, disse.

Ela relata que pensando em contribuir com o meio ambiente o primeiro passo foi deixar de comprar marmitas de isopor e passar a adquirir marmitas de papel para o restaurante. “A de papel é muito mais cara, umas quatro vezes mais, mas na pandemia quando ficamos fechados e as pessoas vinham apenas buscar eu passei a pedir para trazerem os potes e os clientes passaram a trazer e deu certo”, conta.

Maria da Glória garante que a maioria dos seus clientes acabou se adaptandoe que apenas algumas pessoas ainda utilizam as marmitas de papel do restaurante. “Claro que não é 100% que trazem os potes porque às vezes a pessoa está na rua e acaba vindo buscar marmita, mas de modo geral as pessoas aceitaram bem e vamos continuar”.

A intenção do restaurante é conseguir abolir de vez as embalagens nos próximos anos. “Nossa intenção é tirar e acostumar o cliente que vem buscar a trazer mesmo o seu potinho porque acreditamos que pequenas atitudes como essa fazem a diferença para o meio ambiente”, finaliza.