Sem categoria
Foto: Arquivo DAV

Os representantes das associações empresariais das Regionais Vale e Alto Vale estiveram reunidos em evento virtual para a reunião Plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Recepcionados pelos vice-presidentes regionais Maicon Luiz representando o Alto Vale, e Rinaldo Luiz de Araújo representando a regional Vale, os presidentes das Associações Comerciais e Industriais (ACIs) discutiram demandas comuns às regiões. O presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), Eduardo Schroeder, deu boas-vindas a todos no evento, que teve a ACI como anfitriã.

Sérgio Rodrigues Alves, que assume a presidência da Facisc a partir do dia 1º de janeiro, participou do evento e reforçou seu desejo de fazer uma gestão participativa para defender os interesses de todas as regiões. Também relatou sobre as reuniões que teve com o governador e com o Fórum Parlamentar para discutir sobre o edital de licitação do aeroporto de Navegantes.

Cleber Stassun, secretário executivo da Acirs, apresentou aos representantes as perspectivas para a BR-470 em 2021, atualizando números e outras informações sobre o processo. Stassun relatou que, em certos trechos, no próximo ano o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fará contratos onde a solução de engenharia custará menos e poderá dar resultados de forma mais rápida e uma condição de trafegabilidade melhor.

O vice-presidente regional Rinaldo Luiz de Araújo, reforçou a importância da duplicação não só para a região, mas para todo o estado. “Quando tivermos o problema da duplicação resolvido teremos que enfrentar o problema da triplicação, e isso é preocupante pois um estado que arrecada tantos impostos federais está recebendo muito pouco de retorno de investimentos”, comenta.

Rinaldo também atualizou os participantes sobre a situação do edital de licitação do aeroporto de Navegantes. “Não podemos deixar Santa Catarina sofrer estes prejuízos. Estamos falando da competitividade do Estado”, alerta.

Ainda sobre a BR 470, o presidente eleito Sérgio Alves falou da importância da aproximação com os parlamentares catarinenses e de fazer um esforço conjunto. “Precisamos nos envolver cada vez mais e estar juntos nesse proposito, pois é uma reivindicação justa e necessária”, destaca.
Ao final, Rinaldo propôs que as demandas sejam alinhadas com a bancada catarinense para que sejam sensibilizados e entendam e contribuam com as necessidades reais para o desenvolvimento do estado e da região.

Ações regionais

O consultor comercial da região, Diego Scott, falou sobre o crescimento das soluções empresariais que, apesar da pandemia, cresceram 6% impulsionadas especialmente pelo Certificado de Origem que teve aumento exponencial. Na área institucional, a consultora regional Caroline Favero relatou o trabalho de planejamento e trocas de experiências promovidos com as ACIs. “Para 2021, além da elaboração do planejamento estratégico, também faremos o diagnóstico das ACIs”, destaca.