Cidade
Foto: Divulgação

Em uma reunião na tarde desta segunda-feira (21) com representantes do Movimento pela Revitalização da Estrada Blumenau, a Prefeitura de Rio do Sul esclareceu o atraso na conclusão dos trabalhos e anunciou a licitação para o projeto da etapa dois da obra que vai contemplar melhorias em mais um trecho da via.

A presidente da Associação de Moradores do Bairrro Bela Aliança e coordenadora do Movimento pela Revitalização, Jéssica Duarte, comenta que no encontro as lideranças questionaram alguns pontos da primeira etapa e tiveram as dúvidas esclarecidas pela prefeitura. “Fomos com a intenção de esclarecer alguns pontos da obra que ainda estavam um pouco confusos para a gente como por exemplo a rótula que está sendo feita no Morro do Pacheco e conseguimos entender. O prefeito colocou as suas justificativas e achamos que eram bem plausíveis, mas seguiremos acompanhando”, ressaltou.

O prefeito José Thomé ressalta que o encontro foi uma prestação de contas sobre o andamento da obra com seus eventuais atrasos, causados por diversos fatores, entre eles a pandemia de coronavírus. “Foram obras complementares, toda a questão da burocracia, do processo lento de trabalhar com a parte de rede de fibra ótica, a implantação da nova rede de água tratada, dos acessos à implantação da rede de esgoto. A Estrada Blumenau é uma obra muito urbanizada, com muita estrutura urbana já existente então teve o afastamento dos postes pela Celesc e cada uma dessas situações acabou causando o atraso”, esclarece.

Ele afirma ainda que a pandemia também impactou o andamento dos trabalhos. “Exigiu o afastamento dos grupos de risco que geralmente no setor da construção civil tem mão de obra de pessoas com mais de idade e explicamos todos esses pontos para eles. Falamos também da implantação do eletroduto, distribuição de energia elétrica no meio da pista e implantação dos postes ornamentais com luz de LED e há uma expectativa de término dessa parte até o fim desta semana”, completa.

Questionado sobre os novos prazos para a conclusão do trecho um, o prefeito diz que não é possível precisar datas, mas acredita que em no máximo 60 dias essa etapa esteja concluída com asfalto, pintura e sinalização. “Não podemos precisar em função do clima, ainda mais nesse período volta e meia está chovendo o que impede a execução, mas acredito que em torno de 40 a 60 dias tenhamos um bom desfecho”.

Lançamento da etapa 2 da revitalização

Na reunião, Thomé também anunciou a licitação para a etapa dois da revitalização. Essa parte contemplaria a margem esquerda onde seria aplicado rachão base e asfalto para a implantação de uma ciclovia que já tem os recursos garantidos. Já no lado direito está previsto acostamento e implantação de um trevo alemão que está em discussão na Casan para a captação do recurso. “A segunda etapa contempla da rua Brusque, onde termina o lote um, até a ponte em frente ao Posto Bela Aliança. A estimativa de investimento dessa etapa dois seria de aproximadamente R$ 700 mil”.

Sobre a parte dois Jéssica comenta que o Movimento pela Revitalização da Estrada Blumenau não teve acesso a nenhum esboço do projeto. “Questionamos a parte dois porque o primeiro lote foi feito com o acompanhamento do Movimento e nesse segundo não vimos nenhum tipo de esboço. Sabemos que querem estar ligando o acesso Leste e acreditamos que deva sair , mas não vimos efetivamente”, completou.