Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Quem visita as dependências do Ginásio Dorotavio Rosa no Módulo Esportivo de Rio do Campo, se depara com mais uma novidade, o Memorial Esportivo. No espaço são guardados cerca de 200 quadros com fotos de competições e 60 troféus conquistados pelos atletas do município.

Antes tudo estava guardado, porém espalhado pelo ginásio, agora troféus e quadros ganharam uma sala inteira. A coordenadora de Esportes, Thaís Pedroso, conta que a ideia do memorial surgiu no início do ano e é resultado de um trabalho de quase cinco meses, desde limpeza do espaço em 25 de março, até finalização no final de agosto.

“A ideia surgiu pela quantidade de quadros e troféus que tinham aqui no espaço, eles estavam todos espalhados pelo lado de fora, não tinha um lugar para chamar de memorial e tinha uma sala aqui que estava com arquivos, usada para reuniões e foi ali que resolvemos fazer. Tiramos tudo o que tinha, pintamos a sala, renovamos todo o espaço, trouxemos os quadros, fixamos e depois retiramos o vidro que estava na rua antes para colocar os troféus. Fizemos suporte, colocamos carpete para ficar bonito, organizado”, conta.

Thaís ainda destaca que todos os quadros foram conservados, mesmo os mais velhos. “Ao todo são 200 quadros e 60 troféus. Tudo foi conservado, arrumamos o que estava quebrado, descolando, limpamos e nada foi jogado fora”, esclarece.

Segundo a coordenadora, o Memorial é uma forma de conservar lembranças e estimular o esporte no município. “É um incentivo também, para mostrar que valorizamos as memórias, as lembranças. Nos quadros têm avôs, pais e mães e é bonito manter essas memórias das competições. Além disso, todos ficam com vontade de ter um quadro com sua foto na parede, conquistar mais um troféu para colocar nesse espaço que ficou tão bonito”, destaca. “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”, acrescenta.

O Memorial Esportivo ficará aberto ao público a partir do momento que começarem os campeonatos ou torneios e haverá uma placa de apresentação. Enquanto os campeonatos não começam, outras melhorias serão feitas no ginásio.