Alto Vale
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Rio do Campo recebeu a empresa Rang Tecnologia, vencedora do certame licitatório para informatização da saúde do município, que fez a demonstração do plano de trabalho para início das atividades. A nova etapa de informatização no município ocorrerá nos próximos dias e tem previsão de conclusão em cinco meses.

“O município já utilizam o sistema e-SUS AB que é uma ferramenta utilizada em mais de 2500 municípios no Brasil, sendo que a equipe por conta própria implantou essa ferramenta. Agora, nossa equipe vai fornecer capacitação para que explorem todas as funções da ferramenta e a usem com mais afinco. Além disso, implantaremos ferramentas de gestão de frotas para controlar as viagens, gestão da farmácia e do almoxarifado, gestão dos exames laboratoriais, gestão do patrimônio entre outros sistemas que visam proporcionar mais agilidade no processo de trabalho e segurança das informações”, explica Rafael Nicolodi, diretor da empresa.

O Secretário de Saúde, Adilson Deretti, comenta que a busca por esse projeto é uma grande conquista. “Como secretário é quase impossível tomar decisões sem termos informação, e hoje, grande parte da nossa informação está em papel o que dificulta o acesso. Além disso, o novo financiamento da saúde instituído pelo governo federal que entrou em vigência em 2019 exige o envio de informações específicas da saúde para recebermos recursos financeiros e só é possível fazer esse envio através destes sistemas”, comentou o secretário.

A administração pede o apoio e a colaboração dos cidadãos Riocampenses para dar este passo para a saúde do município. “É importante a população compreender que para dar esse passo, teremos que fazer algumas mudanças no fluxo de atendimento. Precisaremos capacitar profissionais, e precisamos também de um tempo de adaptação da equipe para que tudo fique como esperamos. Mas tudo isso trará um resultado positivo no final”, constatou Vânia.

O processo de informatização inicia na próxima semana com a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde. O prefeito Vidal Balak diz que é preciso saber no que focar os esforços, e as necessidades da população. “Por isso a informatização completa da saúde é extremamente necessária”, avalia.