Alto Vale

O saneamento básico e o tratamento adequado do esgoto são questões de saúde pública, e transformam a qualidade de vida de uma comunidade. Doenças são prevenidas, os imóveis valorizados, além do meio ambiente que agradece pela sua preservação. Em muitos municípios os gestores municipais têm essa preocupação, e caminham para minimizar os problemas deste setor.

Em Rio do Oeste, a Prefeitura Municipal concluiu nesta semana uma obra que deve causar um impacto positivo na vida da comunidade do bairro Jardim das Hortênsias. No final da rua Francisco Tomazoni, onde fica localizado um beco sem denominação, a equipe de Obras do Município construiu um sistema de drenagem.

Para que este empreendimento virasse realidade no bairro, a Administração Municipal utilizou de recursos próprios. Foram cerca de R$ 15 mil de investimento, que, conforme as informações do Setor de Obras, além da operação, financiaram 230 tubos, com cerca de 40 e 30 centímetros de diâmetro.

Segundo o prefeito Humberto Pessatti, essa era uma realização há muitos anos reivindicada pelos moradores da localidade. “Trata-se de uma obra aguardada pelos moradores há mais de 20 anos”, disse Pessatti. O gestor ainda salientou o objetivo ambiental e de proporcionar um aperfeiçoamento na qualidade de vida da população local. “Entre os objetivos está a preservação do meio ambiente, evitando problemas de esgoto a céu aberto, por exemplo”, afirmou.

Os trabalhos começaram na semana passada. Com a conclusão, a Secretaria de Obras vai fazer a aplicação de macadame na via para facilitar o deslocamento de veículos e pedestres. “Com isso, vamos proporcionar mais qualidade de vida para as famílias que residem no local”, observa Pessatti.

Benefícios

O sistema de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas se apresenta como o conjunto de obras, equipamentos e serviços projetados para receber o escoamento superficial das águas de chuva que caem nas áreas urbanas, fazendo sua coleta nas ruas, estacionamentos e áreas verdes, e encaminhando-os aos corpos receptores (córregos, lagos e rios).

No entanto, essas mesmas águas de chuva (pluviais) podem causar transtornos e até desastres em áreas urbanas que possuem problemas de planejamento e falta de infraestrutura.
Um sistema adequado de drenagem urbana proporciona uma série de benefícios à população e ao meio ambiente, prevenindo os danos causados por alagamentos, enchentes, enxurradas, deslizamentos e erosões, bem como a contaminação dos recursos hídricos através de lançamentos de esgotos sanitários, resíduos sólidos (lixo) e poluição difusa (lavagem superficial das áreas impermeabilizadas das cidades).

Airton Ramos