Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Rio do Oeste vai sediar no dia 20 de novembro o primeiro Festival Solidário. O evento que terá diversas atrações, desde corrida até pastelada e atividades artísticas, busca ajuda para duas entidades do município, a Associação de Pais e Mães de Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo (Apames) e para a Associação Rioestense de Combate ao Câncer (Arcca).

A coordenadora das duas entidades, Alci Léia Padilha, comenta que o chamado circuito de aventura contará com pedal solidário de 20 quilômetros, corrida com percurso de cinco quilômetros, caminhada, e passeio ciclístico. “Todas as atividades serão gratuitas e basta apenas fazer a inscrição pela internet”, explica.

Alci Léia comenta ainda que o evento foi pensado para marcar um período com diversas campanhas como o Outubro Rosa, Novembro Azul e Novembro Dourado. “Esse primeiro festival é justamente para ações da Apames e da Arca, já que viemos do Outubro Rosa e agora temos o Novembro Azul e dourado que lembram a prevenção ao câncer. É uma ação relacionada à saúde e as pessoas com deficiência”.

Além das atividades físicas, o festival vai contar também com um pedágio em prol das duas entidades e outras ações de orientação e culturais. “Teremos além do pedágio, outras atividades. A quadra poliesportiva vai estar aberta, os medalhistas do tênis de mesa vão estar na praça brincando com as crianças que quiserem saber mais deste esporte. Teremos ainda a participação da Polícia Militar com a Rede Catarina, com o Proerd, alunos dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unidavi. A programação contará ainda com sessões de cinema especiais de 30 em 30 minutos e apresentações artísticas”, revela.

A coordenadora diz que o Festival terá ainda personagens para animar as crianças e sorteio de brindes para quem participar das atividades esportivas, além de receberem medalhas. A data também será um momento para que a comunidade conheça mais do projeto Pernas Solidárias que garante que pessoas com deficiência possam participar de atividades esportivas com a ajuda de outras pessoas.