Esporte
Foto: Arthur Hoffmann

A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul recebeu nesta semana duas novas tabelas de basquete. O equipamento, que foi adquirido do Colégio Ruy Barbosa, será utilizado pelo Projeto Escola Basquete (PEB), que representa o município em competições da modalidade.

A nova estrutura será utilizada em jogos oficiais do Campeonato Catarinense e em treinos da equipe. A instalação será feita no Ginásio Artenir Werner, onde a modalidade irá treinar e realizar seus jogos no próximo ano. A quadra do ginásio, que está sendo pintada, também receberá as marcações oficiais da modalidade.

Conforme o superintendente da FMD, Jeberton Fermino, com a aquisição da tabela, a Fundação continua trabalhando com a proposta de estruturar as modalidades. Ele comentou que o basquete de Rio do Sul precisava sediar jogos oficiais do Campeonato Catarinense em Lages, por não ter tabelas oficiais e uma quadra para receber os jogos.

“Estamos dando todo o apoio necessário. Essa nova tabela será instalada no ginásio municipal, onde o basquete terá escolinhas e a equipe adulta vai poder treinar e jogar oficialmente. Acreditamos que isso vai melhorar muito o rendimento da equipe e o PEB poderá trabalhar com mais tranquilidade”, comentou.

A coordenadora do PEB, Greice Kelly Cipriani, lembrou que a equipe sempre precisou treinar em ginásios de escolas parceiras. Ela explicou que isso vai continuar e a aquisição das tabelas irá ajudar no desenvolvimento da modalidade.

“Sempre ficávamos na dependência das escolas e cidades para sediar os jogos, isso nos custava com transporte quando tínhamos que viajar e não permitia outros investimentos. Era um sonho e uma demanda muito antiga termos uma tabela oficial com um local para jogos. Estamos muito felizes com essa aquisição”, explicou.

Quem também destacou o novo espaço e equipamento foi o técnico do PEB, Eduardo Cartier. Ele explicou que tecnicamente é melhor treinar e jogar em um único local. “Nossa equipe treinava em quadras de escola com uma medida e jogava em quadras oficiais com outra, então muda toda a questão de arremesso, posicionamento, influencia em várias coisas. Estamos contentes, já que agora vamos poder trabalhar melhor”.