Alto Vale
Foto: Centro Educacional Daniel Maschio

Cláudia Pletsch/DAV

Um trabalho desenvolvido por alunos do Centro Educacional Daniel Maschio vem ganhando destaque nas redes sociais, isso porque eles juntaram imagens atuais de diversos pontos da cidade com imagens históricas de Rio do Sul. O trabalho foi baseado no fotógrafo russo Sergey Larenkov que desenvolve fotografias misturando o passado e o futuro, utilizando geralmente fotos da Segunda Guerra Mundial e sobrepondo com fotos atuais exatamente do mesmo lugar.

Segundo a professora de artes, Regiani Maria da Rocha Grah, que foi quem desenvolveu o projeto junto aos alunos, a ideia veio de um dos estudantes que conheceu o trabalho do fotógrafo e trouxe a proposta para a sala de aula. Ela ainda conta que os alunos realizaram o projeto com muito esforço, pois as fotos atuais tinham que ser tiradas exatamente do mesmo ângulo daquelas antigas cedidas pelo Museu Histórico Cultural Victor Lucas. “Eles fizeram o trabalho com muito esforço, tiveram que pedir para subir em salas nos prédios para que pudessem tirar as fotos do mesmo ângulo das fotos antigas”, conta.

O projeto ‘Rio do Sul de todos os tempos’ é motivo de orgulho para os estudantes, a professora Regiani ainda conta que a dedicação dos adolescentes pra que o trabalho ficasse impecável foi essencial. “Esse trabalho foi de extrema importância para os alunos pois eles tiveram que fazer toda uma pesquisa, pesquisaram sobre o fotógrafo e depois fizeram toda uma busca das fotos antigas e ainda tiveram que se preocupar em pensar como a foto havia sido tirada para tirar no mesmo ângulo”, explica.

O aluno Vitor Bagattoli que foi o idealizador do trabalho conta que o projeto mudou sua visão sobre o passado, e ele ainda diz que não seria a mesma pessoa se não tivesse feito o trabalho. “Foi um trabalho muito divertido, mas além disso enriqueceu muito nosso intelecto pois não é todo dia que a gente tem a oportunidade de reviver o passado dessa forma. Então foi um trabalho muito rico, foi muito bom ter essa experiência. Além disso, a nossa cidade tem muitos locais que ainda estão preservados, e a gente tem que dar valor a isso pois muitas cidades grandes como o Rio de Janeiro por exemplo, já tiveram grandes perdas nos seus acervos históricos. Acho que todos nós gostamos de reviver o passado, quem nunca gostou de ver os álbuns dos avós e bisavós por exemplo. Eu acho que esse sentimento de querer preservar é muito importante e deve ser incentivado nas escolas pois o passado é bonito e eu acho que eu e meus amigos não seriamos a mesma pessoa se não tivéssemos feito esse trabalho”, finaliza.

Foto: Centro Educacional Daniel Maschio

Foto: Centro Educacional Daniel Maschio

Foto: Centro Educacional Daniel Maschio

 

Foto: Centro Educacional Daniel Maschio

Foto: Centro Educacional Daniel Maschio