Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A cidade de Rio do sul foi escolhida pela Celesc para participar do projeto de mobilidade elétrica do estado de Santa Catarina, que conta com a participação de empresas privadas para formar um grande corredor elétrico incentivando o uso de veículos com zero emissão de gases. Na capital do Alto Vale a instalação do eletroposto com equipamentos de última geração foi feita na Vila Olegário.

Para ser a vencedora do edital, a Vila Olegário teve que cumprir diversos requisitos. Algumas características foram fundamentais para a escolha como estrutura confortável, ambiente para alimentação, atendimento 24 horas, wi-fi e cafeteria. Esses itens são exigidos pensando do tempo em que o motorista precisa aguardar as recargas que podem ser de três tipos. “Existe a carga rápida, semirrápida e lenta e em todas ela existem minutos que o motorista precisa ficar aguardando, então, por isso é exigido esse conforto” explica Níkolas Olegário, gerente geral do Grupo Olegário.

Como o Brasil ainda não conta com uma legislação específica para recarga de carros elétricos o serviço é totalmente gratuito.

O presidente do grupo, Ivanor Olegário comenta que eles sempre buscam a inovação e estão felizes em oferecer mais esse serviço que deve ter uma procura maior a cada dia. “No Alto Vale estamos sendo pioneiros nesse projeto da Celesc do corredor catarinense de eletrificação que é o futuro e está crescendo muito. Por isso a Vila Olegário, além dos combustíveis fósseis, passa a oferecer também o eletroposto onde o motorista tem toda a comodidade de recarregar seu carro e usufruir de tudo que a vila entrega”, destacou.

Nikolas completa dizendo que a eletrificação dos veículos esta cada vez mais presente e por isso é importante que o governo esteja preparado com uma estrutura que contemple e incentive o uso dessa nova tecnologia. “A parceria com as instituições privadas acelera projetos públicos e traz benefícios a todos e ficamos felizes de saber que o Estado de Santa Catarina está preocupado em trazer essas tecnologias que evoluem em outros países, mas muitas vezes aqui chegam com certo atraso’’, opina.

Incentivo o uso de carros elétricos

O intuito do projeto é integrar estações de recarga de veículos, sistemas de armazenamento de energia e uma plataforma de gerenciamento de eletropostos para aplicações em centros urbanos e rodovias, inovando o conceito de cidades inteligentes. Além da contribuição do projeto para o meio científico nacional, a implantação dos eletropostos é um incentivo à inserção de veículos elétricos na frota brasileira, estimulando a modernização e a sustentabilidade na indústria automobilística e o aumento da eficiência dos meios de transporte.