Alto Vale, Segurança

Ao menos 10 prefeituras decretaram situação de emergência por estragos causados pelas chuvas até esta sexta-feira (2), informou a Defesa Civil de Santa Catarina. Entretanto, segundo o órgão, os decretos ainda estão em âmbito municipal, ou seja, a documentação precisará ser analisada para liberação de recursos federais.

As chuvas atingiram o estado por uma semana. O evento climático fez com que 945 pessoas fossem levadas para abrigos públicos e deixou milhares de alunos sem aula no estado.

No Oeste, Concórdia, Seara, Ipira, Piratuba, São Carlos, Águas de Chapecó e Xanxerê decretaram emergência. Já na Serra, Lages. No Vale do Itajaí, Rio do Sul e Brusque.

Segundo a Defesa Civil, diferente de outras situações envolvendo chuvas no estado, as pessoas aceitaram os chamados da Defesa Civil e saíram de áreas de risco com antecedência, ação preventiva que gerou menos danos humanos.

 

Balanço de estragos

Conforme o último boletim da Defesa Civil estadual, 73 municípios registraram ocorrências em decorrência das chuvas. Além das pessoas em abrigos, 532 foram para a casa de parentes e amigos.

Foram abertos abrigos em Lages, Rio do Sul, Rio do Oeste, Ponte Serrada, Laurentino, Capinzal, Agronômica, Água de Chapecó, São Carlos e Taió.

A Defesa Civil ainda informa que 7174 pessoas foram atingidas e 1878 residências, afetadas.

Fonte:G1 SC

Foto: Rio do Oeste