Cidade
Foto: Divulgação
O ciclismo de Rio do Sul é a primeira modalidade do município a disputar a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e os Joguinhos Abertos de Santa Catarina de 2021. As tradicionais competições reúnem as melhores equipes e atletas de rendimento do Estado, a partir deste final de semana, na cidade de Videira. Assim como nos últimos anos, o evento será realizado pelas cidades sedes em parceria com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Federações das modalidades.

Assim como outras competições estaduais, a Olesc sofreu algumas modificações para que pudesse ser realizada mesmo em período de pandemia da Covid-19. A competição em Videira vai durar todo o mês de outubro, terminando no dia 2 de novembro. Os atletas não ficarão mais alojados em escolas, mas em hotéis, oferecidos aos participantes pelo governo estadual. Entretanto, uma dificuldade a mais será o conflito de datas com outras competições até o final do ano, como os Joguinhos Abertos e os Jogos Abertos.

O diretor técnico da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Sérgio Luis Schlemper, explicou que o calendário apertado até o fim do ano exige que os eventos acontecem em diversas cidades ao mesmo tempo, além de haver mudanças no regulamento em relação as últimas edições.

“É um ano atípico e precisamos realizar essas competições pois é importante para os atletas que dependem de programas de incentivo como o Bolsa Pódio e Bolsa Atleta. Vamos enfrentar dificuldades em questões logísticas e de transporte, porque teremos finais de semana com quatro modalidades em quatro cidades diferentes. Mesmo assim, estamos preparando e organizando uma boa estrutura para atender nossos atletas”, comentou.

Além das mudanças na estrutura da competição, muitos atletas e equipes rio-sulenses ficaram de fora das disputas, já que para definir os classificados para as modalidades individuais, por exemplo, foi utilizado o ranqueamento final das competições de 2019. Já as competições regionais vão acontecer apenas se houver número mínimo de participantes.

“Isso vai limitar ainda mais a participação de alguns atletas. Mesmo assim, temos um bom número de inscritos, especialmente nas modalidades coletivas. Já temos um calendário em mãos organizado e estamos alinhando todos os detalhes com nossos técnicos, especialmente para intensificar os treinamentos finais antes das competições”, comentou Schlemper.

Ciclismo rio-sulense busca pódio na Olesc

Atual campeã dos Joguinhos Abertos e dos Jasc, a equipe de ciclismo busca o primeiro troféu na Olesc. Sob coordenação de Alair Xavier, a equipe terá os atletas Francisco Rodrigues, Alexandro Sobrinho, Ian Victor Fernandes, Ariel Knopf, Luiz Orosco e João Constantino participando das provas de team riley, cross country, estrada e BMX.

O reconhecimento de pista acontece nesta quinta-feira, e a disputa oficial começa no dia seguinte. O objetivo é a conquista do título, que acontece no domingo.

De acordo com o coordenador, todos atletas estão bem preparados e vem participando de competições na temporada visando justamente as disputas da Olesc. “Preparamos os meninos para essa competição e estamos organizando uma boa estrutura para dar tranquilidade a eles. Acredito muito no potencial de cada um deles e tenho certeza que vamos alcançar bons resultados”, comentou.

Programação de Rio do Sul na Olesc e Joguinhos Abertos:

1 a 3 de outubro

Ciclismo – Videira (Olesc)

8 a 10 de outubro

Karatê – Videira (Olesc)

Ciclismo – Videira (Joguinhos Abertos)

Xadrez – Timbó (Joguinhos Abertos)

15 a 17 de outubro

Xadrez – Timbó (Olesc)

Karatê – Videira (Joguinhos Abertos)

Regional Olesc, modalidades coletivas em Rio do Sul

22 a 25 de outubro

Regional Joguinhos Abertos, modalidades coletivas em Rio do Sul

29 a 31 de outubro

Atletismo – Timbó (Olesc)

Judô – Videira (Olesc)

Tênis de Mesa – Criciúma (Olesc)

Natação – Indaial (Joguinhos Abertos)

30 de outubro a 2 de novembro

Basquete feminino e masculino – Criciúma (Olesc)

Futsal masculino e feminino – Caçador (Olesc)

Handebol masculino e feminino – Videira (Olesc)

Vôlei masculino e feminino – Timbó (Olesc)

1º a 3 de novembro

Tênis de mesa – Criciúma (Joguinhos Abertos)

5 a 7 de novembro

Natação – Indaial (Olesc)

Atletismo – Timbó (Joguinhos Abertos)

Judô – Videira (Joguinhos Abertos)

Karatê – Videira (Joguinhos Abertos)

11 a 15 de novembro

Regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina em Rio do Sul

20 a 28 de novembro

Etapa estadual dos Jasc em São José

2 a 5 de dezembro

Futsal, basquete, handebol e basquete masculino e feminino em Concórdia (Joguinhos Abertos)

7 a 12 de dezembro

Parajasc – cidade a definir