Cidade
Tânia Rêgo

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul realiza nesta terça e quarta-feira (1º e 2 de junho) a aplicação da primeira dose contra a Covid-19 para profissionais da educação da cidade em sistema de Drive-Thru. Seguindo critérios e lista de nomes fornecida pelo Estado, a aplicação será realizada em duas datas, para atender a demanda de cerca de 1.750 pessoas listadas. Os drive-thrus serão no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, no bairro Canta Galo, das 18h às 21h, nos dois dias.

Para saber se está na lista enviada pelo Estado e em qual data deve se vacinar, o profissional precisa entrar em contato com a direção da instituição que trabalha. Tem direito à vacinação todos os profissionais de educação, de acordo com regra fornecida pela Secretaria de Estado da Saúde. Nomes que eventualmente não estejam listados devem ser anotados pela instituição de ensino para que seja informado ao Estado.
Até o momento, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul recebeu cerca de 1,8 mil doses para aplicação da 1ª dose. A lista enviada pelo Estado contém em torno de 1.750 nomes.

Para receber a dose, o profissional precisa ir até o local com veículo próprio até o local do Drive-Thru, portando documento com foto, CPF ou Cartão SUS, e cópia de documento comprobatório da área de atuação emitido pelo gestor da instituição. Este ficará retido pela equipe de saúde para arquivamento. Sugere-se ainda que seja feita a doação de um quilo de alimento não perecível no local, ou até mesmo ração para cães ou gatos, que serão doados para instituições.

A vigilância epidemiológica de Rio do Sul reforça que não é necessário que a pessoa vá com muita antecedência para guardar lugar na fila, já que a vacina está garantida para todos os nomes da lista. Entretanto, pede-se que seja respeitado o horário de encerramento dos drive-thrus até às 21h.
Reforça-se ainda que qualquer pessoa que já recebeu a vacina da gripe, ou pretende fazer a aplicação em breve, deve-se observar pelo menos 14 dias de intervalo entre esta imunização em relação à da Covid-19.

Em todos os casos de imunização contra a Covid-19, se a pessoa está com sintomas ou positiva para a doença, não deve ir até o local de vacinação. É preciso aguardar o final dos sintomas e estar recuperado, para poder receber a dose, que está garantida.

Atendendo ainda determinação da Secretaria de Estado da Saúde, o município inicia nos próximos dias a aplicação de doses em moradores em situação de rua. A relação deste público-alvo é fornecida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do município.

Vacinação contra a Covid-19 para profissionais de educação

Segunda e terça-feira (1º e 2 de junho), das 18h às 21h – Centro de Eventos Hermann Purnhagen

Aberto para profissionais listados pelo Estado – conferir na unidade de ensino

Documentos necessários:

– RG

– CPF

– Cartão SUS

– Cópia de documento comprobatório da área de atuação emitido pela escola, que ficará retido no local.