Cidade
Foto: Helena Marquardt

Rafaela Correa/DAV

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos eventos da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) foram cancelados. A princípio, o único que ainda deve acontecer este ano são os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O presidente da Fesporte, Rui Godinho visitou Rio do Sul e anunciou que o município poderá sediar algumas modalidades. Segundo ele, a capital do Alto Vale, além de Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul já aceitaram receber as disputas. “Os Jasc foi uma proposta que nós recebemos agora em agosto, é claro que já havíamos conversado antes, sobre a forma como iríamos fazer a retomada dos eventos estaduais. Santa Catarina tem 10 grandes eventos, mas na semana passada decidiram cancelar nove e manter apenas os Jasc, que é um dos mais importantes, até porque não tem calendário para fazer todos”, explica Sérgio Luís Schlemper, diretor executivo da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul.
Sérgio diz que na visita do presidente da Fesporte eles conversaram sobre a possibilidade de sediar a competição em algumas modalidades. Segundo assessoria da FMD, Rio do Sul poderá receber as provas de ciclismo (downhill, bicicross, cross country, marathon, estrada, contra relógio), tênis, bolão 23, bocha, tiro armas curtas, tiro armas longas e tiro ao prato.
Questionado sobre benefícios de um evento como os Jasc paraa cidade, Sérgio Schlemper, afirma que o comércio deve ser favorecido, já que a competição atrai pessoas de outras cidades e que com isso há um giro maior na economia. Ele afirma ainda que a realização depende da situação epidemiológica da região. “Saiu um novo boletim dizendo que o Alto Vale continua em risco gravíssimo para propagação do vírus, ou seja, temos mais um período pela frente nesta situação, além disso temos as eleições em novembro, então o tempo é curto”, afirma.
Os Jogos Abertos de Santa Catarina serão a única competição da Fesporte a ser realizada em 2020. Joguinhos Abertos, Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e demais eventos já foram cancelados.

Datas e alojamentos

As inscrições para os municípios estarão abertas a partir de 11 de setembro e seguem até o dia 17. As eliminatórias devem ocorrer em outubro. A fase estadual será dividida em modalidades e tem data prevista para novembro. Todos os confrontos serão em mata-mata, sem fase de grupos. De 16 participantes por modalidade previstos em edições normais, os Jasc de 2020 terão apenas oito.