Cidade
Foto: Cláudia Pletsch/DAV

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

Com a proximidade das datas festivas de final do ano as decorações natalinas começam a aparecer em diversos pontos da cidade. Em Rio do Sul uma inciativa busca oferecer incentivo aos lojistas e moradores para que caprichem na decoração das lojas e residências e a premiação é o maior atrativo: a isenção de um ano do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

O Concurso de Ornamentação Natal Encantado teve início no dia 9 desse mês e finaliza no dia 10 de dezembro. Nesse ano além do comércio, as residências também poderão participar da competição com uma categoria específica para cada um. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Rio do Sul, Paulo Fiamoncini, explica que serão avaliadas as decorações mais belas e criativas. Uma comissão julgadora foi formada para por oito representantes do Executivo e Legislativo municipal, Fundação Cultural, Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), Unidavi e Uniasselvi. Paulo explica que esses representantes é que irão definir os vencedores. “Esses oito representantes dessas entidades farão visitas nas lojas e residências que se inscreveram a partir do dia 12 ao dia 17 de dezembro e estarão avaliando para escolher os vencedores”, afirma.

O secretário afirma ainda que para a avaliação ser mais justa, os concorrentes serão divididos em categorias. “Para as fachadas das lojas temos três categorias: de zero a quatro metros, de 4,1 até 7,99 metros, e acima de oito metros. Serão três ganhadores e a gente procurou fazer essa distinção da fachada até para ter uma competição mais leal. Para as residências temos três categorias também, e será definida por área construída, a primeira categoria é até 120,99 m² construídos. A segunda categoria é de 121m² até 150,99m² e a terceira categoria é acima de 151m² construídos”, explica.
O resultado dos ganhadores será divulgado no dia 20 de dezembro e a premiação é a isenção de um ano de IPTU para cada um dos seis ganhadores. Paulo explica que essa premiação é uma forma de garantir que as pessoas participem do concurso. “Com isso a gente vai conseguir contagiar a cidade para que a gente possa ter realmente um Natal Encantado, já que nosso principal eixo econômico é o varejo e temos que aproveitar esse momento para fomentar pois é a principal data de venda do varejo”, afirma.

Para participar a inscrição deve ser feita através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no telefone (47) 3531-1330.