Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Rio do Sul é uma das cidades contempladas para receber o Festival Internacional Música na Serra. Na capital do Alto Vale a apresentação da Orquestra Versatilis e Toninho Ferragutti acontece na noite de sexta-feira (3) no Teatro Domingos Venturini, na Fundação Cultural, a partir das 20h.

O Festival Internacional Música na Serra, que chega a sua nona edição, promove a Cultura na Região Serrana Catarinense a nível internacional. Descentraliza a cultura através de concertos que estariam disponíveis somente nas grandes metrópoles do país e do exterior e possibilita a estudantes da região a oportunidade de se aperfeiçoarem com professores de renome nacional e internacional.

Diante da pandemia da Covid-19, o evento foi readequado para que possa estar de acordo com todos os protocolos de prevenção e para este ano o Festival terá quatro concertos presenciais com entrada totalmente gratuita, dois em Lages, um em Urubici e um em Rio do Sul. Os ingressos podem ser garantidos diretamente no site do festival. A transmissão também será simultânea pelo canal do youtube para que toda a comunidade possa acompanhar.

A orquestra

Formada por músicos de trajetória internacional, a Orquestra Versatilis foi formada pelo seu diretor artístico, maestro Jean Reis, em 2005. A orquestra tem se apresentado em concertos carismáticos na formação de público e decentralização da cultura musical.

A Orquestra Versatilis tem compartilhado o palco com solistas renomados da música erudita e popular como Guigla Katsarava, Cármelo de Los Santos, Lyndon Taylor, Marcos Machado, Ana Valeria Poles, Betina Stegmann, Marcelo Jaffe, Viktor Uzur, Alejandro Drago, Luis Afonso Montanha, Wagner Tiso, José Staneck, Felipe Coelho, Luis Mascaro, Toninho Ferragutti, André Mehmari e outros.

Abrangendo um repertório amplo, tem encantado seu público com uma programação eclética incluindo desde obras representativas para orquestra de cordas até o jazz, música popular brasileira e internacional, promovendo a obra de compositores vivos.

Além de sua atuação em palcos tradicionais de concerto, a orquestra também atende atividades acadêmicas em concertos para estudantes, couching para empresas e formação de público. Uma interação musical diferenciada para o bom gosto em diferentes estilos.

Toninho Ferragutti

Já Toninho Ferragutti é acordeonista, compositor, arranjador e possui uma extensa participação em cds e shows de artistas importantes como Gilberto Gil, Maria Bethania, Lenine, entre outros.

Tem 14 CDs solo e em parceria e foi indicado três vezes ao Grammy Latino. Recebeu o Troféu Açorianos de Música em 2014, o Troféu Cata-Vento em 2015 e o Prêmio de Melhor Solista Instrumental no 28º Prêmio da Música brasileira.