Cidade

Os temas mais importantes na pauta da educação nacional e estadual estão sendo apresentados e debatidos no 7º Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina. O evento começou na manhã de ontem (3), no auditório do Parque Universitário Unidavi, em Rio do Sul. Cerca de 200 educadores, entre conselheiros, gestores, diretores e professores participaram do seminário nesta quarta-feira.

O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), em parceria com a Prefeitura de Rio do Sul, através da Secretaria de Educação (Seduc) e o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). Como explica a secretária de Educação de Rio do Sul, Janara Mafra, o seminário promove a interação entre conselhos municipais e secretarias de Educação, além de tratar das diretrizes, desafios e potenciais da educação para melhorar a qualidade de ensino do estado. “Nesse grande evento, de nível estadual, temos a oportunidade de discutir a conjuntura atual do ensino no país, buscando melhorias e a qualificação dos profissionais em educação”, destacou a secretária.

Na abertura, os participantes prestigiaram a apresentação de dança do Grupo Cultural Alemão, de Braço do Trombudo. Foram três palestras, em destaque a de fiscalização dos planos de educação, ministrada pelo auditor fiscal do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

De acordo com a conselheira Mariane Beyer Ehrat, uma das organizadores do evento, neste ano os principais assuntos em pauta no seminário são os planos nacionais e estaduais de educação. “O seminário é uma forma do conselho se inteirar, se aproximar e ouvir as demandas das secretarias municipais. E também um monitoramento das ações, ver o andamento dos projetos”, pontuou Mariane.

O Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina é promovido todos os anos em cidades diferentes e recebe os Conselhos Municipais, Secretarias Municipais, professores de Educação Básica e acadêmicos da área da educação de todo o estado. “Felizmente, em parceria com as entidades envolvidas, conseguimos trazer esse encontro de educação para Rio do Sul, nosso objetivo é sempre que possível realizar eventos desse porte para a região e fomentar a educação na cidade”, destacou Janara. O evento acabou hoje, ao meio dia, quando Osvaldir Ramos, presidente do Conselho Estadual de Educação de SC, encerrou o seminário, após a palestra sobre avaliação institucional, com a Conselheira Alvete Pasin Bedin e o Conselheiro Gildo Volpato.

Suellen Venturini


[VÍDEO] Modelo de Taió estrela comercial da Renner

Divulgada programação da Festa do Leite

Mandados são cumpridos no Alto Vale

Vacinação contra a gripe acontece hoje