Cidade
Foto: Cláudia Pletsch/DAV

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

A pandemia do novo coronavírus vem deixando muitos desempregados em todo o país, mas em meio as demissões ainda existem muitas empresas oferecendo vagas. Elas estão sendo divulgadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e até mesmo pelas próprias empresa.

Neste momento, o Sine tem 24 vagas em aberto para cargos como analista de faturamento, auxiliar de produção, consultor de vendas, soldador e marceneiro. As inscrições para concorrer a esses cargos podem ser feitas ser feitas diretamente no Sine ou pelo aplicativo Sine Fácil que pode ser baixado em celulares android e iOS.

Segundo Fernanda de Freitas, supervisora do Sine, a procura não aumentou no local. “Estamos recebendo a mesma quantidade de pessoas de antes da pandemia”, conta.

Ela orienta ainda que para se candidatar a uma vaga de forma presencial o candidato deve comparecer ao Sine munido de carteira de trabalho e CPF. Além do serviço de candidaturas o Sine também faz o encaminhamento de seguro desemprego, que com as recomendações de distanciamento social também pode ser feito pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

CDL também disponibiliza o serviço de anúncio de vagas

A Câmara de dirigentes e Lojistas (CDL) também conta com o serviço de anúncio de vagas. Nessa semana são cerca de 50 vagas disponíveis para cargos de assistente administrativo, auxiliar de eletricista, mecânico, entre outras. O serviço de anúncio de vagas é gratuito, e mesmo empresas não associadas ao CDL podem divulgar no site da entidade. A candidatura é bem simples, basta entrar no site www.cdlriodosul.com.br e fazer a inscrição no campo serviços.

60 vagas abertas em empresa de Rio do Sul

A IPM Sistemas, empresa que atua no ramo de desenvolvimento de sistemas para a gestão pública, com sede em Rio do Sul também está com 60 vagas em aberto para cargos como desenvolvedor de software, técnico de informática, técnico em software entre outros. Para se inscrever nas vagas basta entrar no site: ipm.com.br no campo “Faça Parte” e fazer a candidatura.

Cenário Estadual

Segundo pesquisa publicada pelo IBGE a taxa de desemprego no Sul do Brasil é de 7,5%, e é a menor em todas as regiões do país. No primeiro trimestre desse ano o Brasil possuía 12,9 milhões de desempregados (desocupados). Já em Santa Catarina a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável publicou na última quarta-feira (5) matéria na qual afirma que os indicadores passaram a melhorar, e que em junho a economia estadual abriu 3.721 novos postos de trabalho.