Cidade
Foto: Divulgação

O Centro de Eventos Hermann Purnhagen abre as portas nesta quinta-feira (25), das 17h às 19h, para vacinação contra a Covid-19 de pessoas que precisam fazer a 1ª, 2ª ou 3ª dose contra a Covid-19. Inicialmente, a data estava reservada apenas para a 2ª dose para aqueles que foram imunizados em Drive-Thru no dia 1º de outubro com doses da Pfizer. Mas o evento também poderá servir para outras pessoas fazerem a primeira vacina ou doses de reforço.

Para participar, a pessoa tem que ter mais de 12 anos e fazer cadastro no site do município – www.riodosul.sc.gov.br. Lá, o cidadão deve apresentar para qual estágio da imunização está se inscrevendo.

A 1ª dose estará disponível para quem tem 12 anos ou mais. Já a 2ª dose é para os vacinados em 1º de outubro ou há mais de dois meses (60 dias), com a vacina da Pfizer. A Secretaria de Saúde de Rio do Sul reforça que as pessoas com a dose atrasada, procurem fazer a imunização o quanto antes.
A 3ª dose da vacina contra a Covid-19 é válida para pessoas de 18 anos ou mais que tiveram a 2ª dose aplicada há mais de cinco meses, ou 150 dias, independente do fabricante da vacina anterior. Para esta aplicação, a pessoa receberá o imunizante da Pfizer.

A Vigilância Epidemiológica de Rio do Sul reforça que tem seguido as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, orientando a comunidade a manter a imunização em dia. As pessoas imunizadas com doses da fabricante Janssen, ainda precisam aguardar novos comunicados sobre a disponibilidade de segunda aplicação.

Todos os inscritos no Drive-Thru devem comparecer com documentos pessoais e cartão que comprove a data de doses anteriores já recebidas. É obrigatório o uso de máscara e quem quiser, pode doar alimentos não perecíveis ou ração para cães e gatos.