Cidade
Foto: Helena Marquardt/DAV

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul abriu cadastro para interessados em participar do próximo levantamento epidemiológico da Covid-19, com testagem aleatória feita em moradores com idade entre 18 e 59 anos. Para participar da testagem e descobrir se já teve a doença causada pelo coronavírus, basta preencher formulário on-line disponível no site oficial do município – www.riodosul.sc.gov.br – clicando no banner disponível para o teste, até o dia 26 de abril.

São pelo menos 500 testes do tipo rápido que serão realizados no dia 1º de maio no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, nos períodos da manhã e à tarde, onde os selecionados devem comparecer em veículo.

Entre os critérios para participar da testagem está a idade entre 18 e 59 anos, não poder estar com sintomas da doença e não pode já ter testado positivo para Covid-19. Só serão aceitos pessoas residentes em Rio do Sul e aqueles que também já foram vacinados também não podem participar, já que o resultado pode levar a um “falso positivo”, pois o teste rápido identifica a presença de anticorpos.

O levantamento é uma forma de aumentar a testagem da população rio-sulense e verificar se continua a incidência de casos assintomáticos na cidade. Isso pode ajudar a Secretaria de Saúde no trabalho de prevenção da doença e também dar um panorama ainda mais preciso do grau em que a pandemia se encontra.

O regulamento e o formulário de cadastro estão disponíveis no site da prefeitura de Rio do Sul ou ainda em: https://docs.google.com/forms/d/1Zzq4EjVWN08GLPLr-LxuOwtB80HEpSFtwHOKasaPA04/edit?ts=607f1459&gxids=7628