Cidade

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A Prefeitura de Rio do Sul anunciou que fará uma nova rodada de testes em massa para a população. Dessa vez os exames serão realizados no período noturno nas próprias unidades de saúde dos bairros. Os interessados devem se inscrever pela internet e os sorteados serão avisados por telefone.

A secretária Saúde, Roberta Hochleitner, informa que podem participar todas as pessoas de 18 a 70 anos de idade desde que não tenham sido testadas e positivadas para o covid. “A inscrições abriram nesta quinta-feira, 18, e seguem até a meia noite do dia 7. Dia 8 faremos o sorteio e as unidades vão passar a ligar para as pessoas sorteadas. Desta vez faremos a noite e nos bairros para que mais pessoas possam participar, inclusive quem trabalha em horário comercial”, esclarece.

Ela comenta que cada bairro terá um em média 1% da sua população testada, ou seja em bairros onde resindem mais pessoas o número de testes realizados será maior. “Mas ao todo serão mais de 600 testes gratuitos, a divisão desse total vai depender da população de cada bairro”, explica.

A secretária ressalta ainda que o município tem investidos nas testagens em massa para determinar o perfil geral epidemiológico da cidade. “Com esses testes podemos realmente saber o nível de contaminação porque muita gente já foi contaminada, mas não sabe porque não teve nenhum sintoma. Além disso também temos investido muito na parte de prevenção pedindo os cuidados que já vem se falando desde o início da pandemia”, finaliza.

O cadastro pode ser feito pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1-9EIi0QvEhYumbulPTpSeNDSDSxFq9xfCLvMxgwwYk8/viewform?edit_requested=true